domingo, 26 de abril de 2009

Roteiro de Charme

Estava realizando uma pesquisa na universidade sobre o roteiro de charme e achei muito interessante.
Pra quem não conhece, o Roteiro de Charme é uma associação que reúne hotéis com características semelhantes e com padrões de qualidade e gestão ambiental rigorosamente regulados. Atualmente o Roteiro possui 51 hotéis espalhados por quase todo Brasil e atrai um grupo muito seleto no que diz respeito a hotéis: Turista Internacional.
Quem se interessar em conhecer mais sobre o roteiro entre no site e veja todas as informações, o serviço de informações por e-mail é muito bom, te respondem rapidinho.

www.roteirosdecharme.com.br

Você pode solicitar também um guia da associação onde tem "Guia 2009".

Alguém conhece ou tem alguma coisa pra falar sobre o roteiro de charme? deixe seu comentário.

sábado, 25 de abril de 2009

Público LGBT ganha informativo sobre melhores roteiros no Recife

O público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) que visita Pernambuco vai contar com o apoio de um folder que contém informações turísticas voltadas especialmente para ele. O produto é uma iniciativa do Recife Convention & Visitores Bureau (Recife CVB), dentro do projeto Friendly - LGBT. Pernambuco simpatiza com você.

O material - distribuído em hotéis, balcões de informações turísticas e táxis - apresenta uma sugestão de roteiros que o turista LGBT pode visitar na capital pernambucana. Nele é possível encontrar o que há de melhor na gastronomia, cena noturna local, além dos atrativos turísticos e culturais, hotéis, pousadas, agências de receptivo e locadoras de carros que estampam o selo da campanha.

Segundo o presidente do Recife CVB e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), José Otávio Meira Lins, o guia foi pensado para facilitar a estada do turista na capital pernambucana. “Visando à possibilidade do Recife tornar-se um dos principais destinos LGBT no País, preparamos esse material de forma que fosse possível orientar esses visitantes. Indicamos locais onde o turista não correrá o risco de passar por qualquer tipo de constrangimento, fazendo com que ele se identifique com a cidade e queira voltar outras vezes”, cita Meira Lins.

Retirado do: Pernambuco.com



Só lembrando que esse público é um dos que está entre os que mais gastam, pois não tem filhos e tem sua renda utilizada exclusivamente para uso próprio.
Na minha opinião esse projeto é bom, mas pode ter outros pontos de vista, pode ocorrer do público LGBT se sentir isolado por ter um roteiro exclusivo só pra eles, ou o público heterosexual pode não gostar desse tipo de campanha e se afastar do destino, isso porque o Brasil ainda é um país muito preconceituoso quanto a isso.
O que vocês acham?

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Caixa irá financiar pacotes turísticos

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente a Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, apresentam na próxima segunda-feira (27), em São Paulo, detalhes sobre o crediário Caixa Fácil para o turismo. Segundo o ministério, o objetivo da parceria é facilitar o acesso da população a financiamentos de pacotes turísticos e dar continuidade à política de estimulo ao turismo brasileiro.

Pelo crediário, será possível financiar pacotes de até R$ 10 mil, em parcelas de 24 meses. O pagamento pode ser feito via boleto bancário ou débito em conta corrente e o cliente não precisará ser correntista do banco.

As operações serão realizadas por meio das agências de viagens credenciadas pela Caixa.

Fonte: Globo.com

segunda-feira, 20 de abril de 2009

MDIC EXPANDE DEBATE DE SISTEMA QUE QUANTIFICARÁ COMÉRCIO INTERNACIONAL DE SERVIÇOS

A implantação do Sistema de Comércio Exterior de Serviços (Siscoserv) na economia brasileira e sua utilização em países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil) foram alguns doa assuntos debatidos ontem e hoje (1º/4), no workshop "Manual de Estatísticas de Comércio Internacional de Serviços", realizado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Os debates visaram possíveis acordos de cooperação da Comunidade Européia e do Mercosul na construção do Sistema, desenvolvido pela Secretaria de Comércio e Serviços, do MDIC, em parceria com órgãos e entidades para gerar uma base de dados com dados estatísticos que quantifiquem a comercialização (exportação e importação) de serviços brasileiros para outros países.

O representante da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) destacou as iniciativas positivas em serviços turísticos, números extraídos da balança de pagamentos do Banco Central do Brasil (BC). Mencionou também algumas deficiências no atendimento ao turista, principalmente em relação a gastos de visitantes ao país. Identificou alguns serviços específicos do segmento como turismo de negócio, de lazer, acadêmico, entre outros.

Todos foram unânimes quanto a tendência do Siscoserv ser adotado por países do Mercosul, pela ausência de estudos aprofundados sobre o tema, utilização de estatísticas bancárias como norteador do setor, e reconhecimento de fragilidades no mecanismo que registra entrada e saída de aportes financeiros, sem a intenção dissecar as diversas nuances do segmento.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) reforçou que o MDIC, inicialmente, condensará as exportações de serviços para, depois quantificar aquisições e construir a Balança Comercial Brasileira de Serviços, só então a integração entre países será possível.

De acordo com o diretor do Departamento de Comércio e Serviços, do MDIC, Maurício do Val, haverá informações diárias de serviços, porque o Siscoserv será uma fonte de dados, que poderá orientar o governo brasileiro em suas políticas públicas, como já vem sendo feito com os setores de serviços de software, engenharia, audiovisual, e outros.

Ações de estímulo ao setor para registrar no Sistema as exportações e importações de serviços estão sendo aprofundadas, mas já existem instrumentos do governo que reduzem perdas, facilitam ações e beneficiam toda a cadeia de serviços.

Com a consolidação dos dados, os elaboradores do Siscoserv acreditam que, futuramente, o Sistema beneficiará a todos, principalmente países que precisarão, em algum momento, iniciar uma ação como essa, de longo prazo, e de forte impacto na economia mundial. Os estados brasileiros que mais se destacam no Panorama Internacional de Serviços são Rio de Janeiro e São Paulo.

"O Siscoserv não substituirá nenhum programa de estatística existente, que de alguma forma levantam dados do setor, ao contrário, irá interagir com esses sistemas para o aperfeiçoamento das estatísticas brasileiras que atuam com serviços", disse o diretor, acrescentando que "a expectativa é o sistema crescer e agregar diversos setores, não havendo limite para expansão e abrangência do segmento."

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Retirado de: www.ufpe.br/nht