quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Ecuador - Unico y diverso



A postagem de hoje é em homenagem ao aniversário da minha amiga Fabi que morou tanto tempo no Ecuador e hoje está de volta ao Brasil!!!
O Ecuador está localizado na América so Sul, mais precisamente em cima da linha do equador, dai o nome. O país está dividido em quatro regiões, onde cada uma tem sua particularidade: La costa Pacifica, La Amazonia Ecuatoriana, La Sierra Andina e Las Islas Galapagos. O Ecuador é conhecido pelo fato do turista poder conhecer vários lugares totalmente distintos, gastando pouco e em pouco tempo.
Na costa do pacifico podemos destacar as praias, que oferecem descanso e diversão com uma importante infraestrutura hoteleira.
Na Amazonia, destaca-se a prática de esportes de aventura, como o arborismo e o rapel, bem como em toda a amazonia as belas quedas d'água.
A Serra Andina é a principal região do Ecuador, nela se localizam suas principais cidades, como exemplo Quito, capital do país, e Cuenca. Na serra se encontram alguns dos cartões postais do Ecuador, os vulcões. Citando alguns: Pichincha, vulcão de 4.784 m de altitude. Cotopaxi, de 5.897 m, o mais alto do globo em atividade, os guias costumam comparar sua silhueta à do monte Fuji, no Japão. O Chimborazo (6.310 m), antes considerada a montanha mais alta do mundo até 1852, quando o Everest, com 8.850 m de altitude, conquistou o título. Mas o vulcão equatoriano ainda detém um recorde: seu cume é o ponto mais afastado do centro da Terra e, conseqüentemente, o mais próximo do Sol.
A quarta região são as ilhas galápagos, localizadas a quase mil kilometros da costa, abrigam uma infinidade de especies de flora e fauna, foram formadas pelas erupções vulcanicas e até hoje estão em expansão.
Eu recomendo o Ecuador a quem estiver interessado em aventuras, ou não, pois muitos roteiros não necessitam de esforço físico.
abaixo o link de um pequeno vídeo que mostra um pouco do Ecuador...
http://br.youtube.com/watch?v=nioxe0w4MFk


sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Recife - Capital Multicultural




Hoje vou sair um pouco do Ecoturismo e entrar na minha querida cidade. O Recife é a capital do estado de Pernambuco, localizado no Nordeste brasileiro. É famosa pela sua diversidade cultural, com seus inumeros maracatus do baque solto e do baque virado, Caboclinhos, Orquestras de Frevo, Manguebeat. Suas Principais festas são o carnaval, o São João e da padroeira Nossa Senhora da Conceição. No carnaval é que Recife explode, com centenas de blocos e agremiações carnavalescas. O inicio do carnaval é no Galo da Magrugada, Onde ja diz a música: "(...)Carnaval começa no galo da margudada(...)". No Recife não existe só na época do carnaval, durante todo o ano o turista que vier a Recife não vai se arrepender. Recife é o 3º pólo gastronômico do país, com uma diversidade imensa de restaurantes e bares a disposição 24h por dia. A Praia de Boa viagem é o local mais conhecido da cidade, localizada entre as praias do pina e de piedade, possui um área grande própria para banho e livre dos temidos tubarões, devido a proteção dos recifes de coral. O Bairro do Recife Antigo é um dos mais belos locais da cidade, com seu ar históricoe seu bares tradicionais. Pra quem gosta de Badalação o que não falta são opções, como as boates Nox, Fashion Club e o Restaurante Jardins.
Um boa dica pra quem visita a cidade é visitar o Instituto Ricardo Brennand, que possui um acervo incauculavel localizado dentro de replicas de castelos medievais.
Recomendo a você essa viagem, pois você não vai se arrepender, o povo recifense estará de braços abertos para receber você.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Lençóis Maranhenses - O Paraíso no Maranhão




O parque dos Lençóis Maranhenses está localizado no litoral oriental do Maranhão abrangendo os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, tem uma área de 155 mil hectares com dunas, lagoas, rios e manguezais. O Parque é conhecido como único deserto do mundo com milhares de lagoas. Além das incontáveis dunas que encantam os turistas do mundo inteiro, o parque conta com várias praias, destacando as praias de Ponta do Mangue, Moitas, Vassouras, Morro do Boi, e Barra do Tatu, com beleza inemaginavel.
Há vários roteiros disponíveis a disposição dos turistas, como o roteiro das aves, onde o turista poderá ver um enorme ninhal de aves e conhecer a maior lagoa do parque, a Lagoa das Cabras. Outro roteiro é o Circuito Oásis, é formado pelas Comunidades de Queimada dos Britos e Queimada dos Paulos. A região foi considerada pelo IBAMA como Zona Primitiva. Acredita-se terem sido os primeiros moradores do Parque. As maiores e mais belas dunas estão nesta região localizada no interior do Parque. Este passeio é realizado a pé, a cavalo e também de bicicleta. Outros passeios disponíveis são: Circuito dos Lagos, Circuito Águas do Rio Alegre, Circuito Costa Leste, Circuito Litoral, Circuito do Cajueiro/Gaivota, Circuito Comunidades do Parque, para mais informações sobre esses roteiros, acesse o link disponibilizado no final do post.
Eu sugiro esse passeio, pois considero esse lugar um dos mais bonitos do Brasil, se não for o mais, quem se interessar algumas dicas do que levar, leve roupas leves, capas de chuva e roupa de banho, é indispensavel levar repelentes e muita disposição para fazer todos os passeios.


terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Bonito é bonito mesmo!!!





Não tem como negar, Bonito é realmente muito bonito. A natureza foi generosa com o lugar, e quem ganha com essa generosidade são os turistas, que a cada ano descobrem esse paraíso. As atrações vão da simples visualização, que em Bonito ganha um novo sentido, à mais pura adrenalina, especialmente para quem pratica os esportes radicais.
Bonito fica na Serra da Bodoquena, a 278 Km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul,e abriga a maior extensão de florestas preservadas do Estado, possui também o maior aquário natural de água doce do Brasil. As opções para divertimento e aventura são inúmeras: trekking, banhos de cachoeiras, grutas de águas cristalinas, como a belíssima Gruta do Lago Azul, flutuação nas correntezas de rios como Sucuri, da Prata e Formoso, rafting, mergulho autônomo (com cilindros de oxigênio), trilhas de bike, rapel, parapente, ultra-leve.
O destino ainda preserva uma admirável variedade de espécies vegetais e animais. O interessante é observar a diversidade que vive no fundo dos rios e lagoas. A visibilidade das águas da região, garantida pela alta concentração de calcário, permite que o turista desfrute de uma visibilidade incrível.
O forte do turismo em Bonito é o Ecoturismo, devido as sua inumeraveis belezas. Qualquer passeio nesse santuário é acompanhado por um guia local registrado.
No local, foram criados o Parque Ecoturístico da Bodoquena e o Projeto Vivo. O primeiro é uma iniciativa da ONG Instituto Peabiru de Ecoturismo e inclui passeios em canoas canadenses, mountain bikes, cavalos e trekking. Já o segundo, promove trekking, rafting no Formoso, passeios a cavalo e atividades especiais para crianças utilizando papel reciclado e reciclagem de lixo. Ambos visam o lazer associados à educação ambiental e procuram mostrar como é possível aliar conservação da natureza, ecoturismo e geração de empregos. E ai, gostaram da dica?

domingo, 20 de janeiro de 2008

Ilhabela


Ilhabela, litoral norte de São Paulo, é um ótimo refúgio para aqueles que querem respirar ar puro nos finais de semana e nadar em belas praias. Na baixa temporada, a ilha, que tem mais de 30 praias e 300 cachoeiras, fica mais tranqüila e barata. As pousadas baixam os preços e é possível encontrar uma região bem mais tranquila que nos picos do verão.
O nome Ilhabela não poderia ser mais apropriado para este pedaço de terra de quatro quilômetros da costa paulista. Ilhabela virou o ponto preferido de um público bem diversificado. Os velejadores adoram a ilha, por ser possuidora de bons ventos e outros que adoram ilhabela são os mergulhadores, que encontram águas calmas, cristalina e limpas.
Todo lugar tem suas histórias e em Ilhabela não seria diferente. A Pedra do Sino, localizada na praia de Garapocaia, teria salvo a ilha de um suposto ataque de um navio pirata, acordando a população com um barulho estridente de sino. A pedra é um dos pontos turísticos mais visitados da região, e eu indico você ir a esse lugar bonito e você não irá gastar muito por isso.
Recomento a vocês esse passeio, nunca fui, mas pelas informações que tenho é uma ótima opção.
o que vocês acham?


sábado, 19 de janeiro de 2008

Chapada diamantina - O lugar mais lindo que eu ja visitei



A Chapada Diamantina é um parque nacional localizado no centro da Bahia e tem uma área total de 152 mil hectares. Foi decretada Parque nacional em 1985 por decreto federal para preservação. A pessoa que visita a chapada fica abismada com tanta beleza, eu que já fui lá duas vezes conheço muito bem os seus pontos turísticos. O principal ponto é a cachoeira da fumaça, mas fica muito afastada das cidades centrais e de Lençóis, a "capital da chapada". Outros pontos muito interessantes de se visitar, como exemplo, são: Caverna da Lapa Doce, Poço Encantado (Foto), Morro do Pai Inácio, Projeto Sempre Viva com suas cachoeiras e trilhas, Ribeirão do Meio, Cachoeira do Morcego, Garganta do Diabo, e as cidades de Lençóis, Andaraí, Mucugê, entre outras. A maioria das cachoeiras são próprias para banho e nenhum de seus rios são poluídos. Sua rede hoteleira conta com vários leitos que variam de hotéis de luxo até pousadas aconchegantes. Eu indico este passeio a todas as pessoas que queiram estar em contato com a natureza e suas belezas naturais.


Febre amarela e o turismo


Recentemente no Brasil apareceram casos isolados de morte por febre amarela, isso gerou uma onda de procura pela vacina de febre amarela nas mais diversas regiões do país. E essa onda não se resumiu apenas ao Brasil, em vários outro países que mandam turista frequentemente para o Brasil, as autoridades estão exigindo que a população se vacine contra doença com medo de que os turistas tragam essa doença para seus países. Como ja sabemos, os casos ocorridos agora de mortes, são de pessoas que estiveram em regiões de matas onde a doença não foi controlada totalmente, e nas regiões urbanas a doença está totalmente controlada, mesmo assim está gerando essa corrida aos postos de saúde e ocasionando a falta da vacina em alguns. Dentre os pólos emissores que estão exigindo a vacina, está a Argentina, que segindo dados da EMBRATUR, é o principal pólo emissor de 2002 à 2006, chegando a enviar 921.061 turistas no ano de 2006. Outros importantes pólos que também estão exigindo, estão os Estados Unidos, 2º maior pólo emissor, só perdendo para a Argentina, Paraguai, Uruguai, Filipinas. Nós ja sabemos que não existe um risco de epidemia no nosso país, mas não custa nada prevenir.
O que vocês acham desse surto de vacinas antes de vir para o Brasil? Vocês acham que isso vai prejudicar nosso turismo?


sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Diálogos Universitários 2008


O projeto diálogos universitários é realizado pela Souza Cruz, maior fabricante de tabaco do Brasil, como forma de envolver os universitários com os mais diversos universos. A empresa convida palestrantes especiais para passar seus conhecimentos de vida, profissionais e muitos outros. Em Recife o Diálogos Universitários é organizado pela empresa júnior do Núcleo de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco, a PLANTUR Jr., a qual ja está organizando o evento a 2 anos e vai agora em 2008 para o seu 3º ano na organização do diálogos. para escolha do convidado a Souza Cruz colocou no site do diálogos (http://www.dialogosuniversitarios.com.br/) um link para escolha do palestrante. as opções são: Ana Paula Padrão, Willian Waack, Gustavo Borges, Caco Barcelos e Paulo Bonfá. os estudantes devem votar informando seu nome, e-mail e instituição. o evento ocorrerá em março no Centro de Convenções da UFPE.
Para maiores informações entre no site do diálogos universitários ou da Plantur Jr.
Copie e cole o link na sua barra de endereços.
http://www.dialogosuniversitarios.com.br/
http://www.planturjunior.com.br/


Lendas do Recife


Um evento que todos conhecemos, muito bom por sinal, é o lendas do Recife, projeto criado para divulgar as principais lendas e histórias da cidade do Recife. O evento acontece periodicamente nos mais diversos locais da cidade, o próximo evento não tem data definida ainda, mas deve ser no mês de março, pois em fevereiro a cidade respira a carnaval e seria muito difícil juntar um grupo grande para realizar o evento.
Na sua estrutura, conta com vários atores e os funcionários da Prefeitura da cidade do Recife, axiliando os expectadores.
qualquer informação sobre o lendas entre em contato com a secretaria de turismo da prefeitura, telefone: (81) 32328017


Plano para o turismo em Pernambuco


Bem pessoal,
como ja sabemos a nossa secretaria de turismo de Pernambuco está lançando o plano para o desenvolvimento do turismo em Pernambuco, onde o secretário Silvio Costa Filho promete um investimento total no estado de R$18 bilhões, sendo que 55% desses investimentos serão de iniciativa privada. Segundo o secretário o plano visa diminuir os problemos mais percebidos pelos turistas, como a falta de segurança e iluminação. A sinalização também será instalada e restaurada, pois muitos turista, em entrevistas feitas por mim também, reclamam que ficam muito presos a um guia, pelo fato de Recife não ter uma sinalização adequada ao turista.
Em entrevista a Rede Globo, no programa Bom Dia Pernambuco o secretário citou alguns planos ja referentes ao plano Pernambuco para o Mundocomo: " “No dia 20 de janeiro, vamos lançar o Plano Verão, uma iniciativa que visa divulgar a cultura pernambucana a quem chega ao estado, seja nos aeroportos, portos ou terminais rodoviários”, garantiu. Ele continua: “Lançaremos também o Pernambuco conhece Pernambuco, programa que visa aumentar o turismo interno”, completou Silvio Costa. "
O que vocês acharam desse plano e o que acham que vai acrescentar para o turismo n nossa terra?