segunda-feira, 23 de março de 2009

Maior cachoeira do mundo está na Venezuela

Estava olhando o site da Terra e vi essa reportagem e decidi postar aqui pra vocês verem essa maravilha da natureza.

Em 1937, o explorador americano James Angel se aventurou com seu monoplano pelos céus da Amazônia venezuelana. Ele queria pousar sobre uma queda d'água gigantesca, ao sul do rio Orinoco, que já era conhecida pelos europeus. Não deu certo. O avião atolou e ficou até a década de 70 naquele altiplano. De Angel, a cachoeira ganhou a atenção mundial, mas não só: foi rebatizada com seu nome.

Salto Angel teve sua altura e seu estatuto de maior cachoeira do mundo confirmados em 1949, por uma expedição da National Geografic Society. A queda de 979 metros ocorre porque um abismo surpreende o rio Churún durante seu passeio por uma das mais altas montanhas da região - a Auyantepuy. Tepui significa "montanha com topo planificado". É uma formação geológica que caracteriza o Parque Nacional de Canaima, na Venezuela. Gigantesca, Auyantepuy tem quase 700 quilômetros quadrados de área e seu topo atinge 3 mil metros de altura.

Para chegar a Salto Angel, deve-se recorrer a um guia. Excursões partem das cidades de Bolívar, Margarita, Canaima e Caracas. A extensa malha fluvial permite alcançar o local navegando em canoas: o principal canal de acesso é o rio Carrao, afluente do rio Orinoco, que origina o rio Churún.

Também é possível chegar à base da cachoeira - onde há uma piscina natural - por trilhas. É preciso passar dias percorrendo-as, o que obriga os visitantes a acamparem na floresta. As empresas turísticas também oferecem a opção de sobrevoar a cachoeira, de avião ou helicóptero, e vê-la de cima. Como fez um dia James Angel.

Retirado de: http://turismo.terra.com.br/

3 comentários:

Anônimo disse...

Que bárbaro, pra vc ver né...a natureza de Deus é perfeita e cheia de surpresas mesmo.Uma bela paisagem que certamente vale a pena conhecer!

Turismo & viagens

Anônimo disse...

O que mais me revolta é ver uma maravilha como essa e pensar que cada vez o homem faz mas coisa para perde-la
Desmatamento , Poluição , extinção de especies ...
Logo menos perderemos isso tudu

Anônimo disse...

Venesuela é um pais lindo, e espero um dia poder conhecer a caixoeira Salto Angel.
visite o nosso blog www.brasildestino.wordpress.com