terça-feira, 22 de setembro de 2009

Recife é um dos principais destinos para turismo de negócio na área de saúde

Considerado o segundo maior polo médico do Brasil, atrás apenas de São Paulo, o Recife aparece como uma ótima opção de destino brasileiro para o turismo de negócio na área de saúde. Atraídos pela cultura e belezas naturais, muitos visitantes estão aliando turismo aos tratamentos médicos. Uma pesquisa revelou que o turismo de saúde também se fortalece com eventos que reúnem profissionais em seminários, congressos e feiras.

Essas informações estão representadas em números. Só em 2008, o Recife recebeu 3,9 milhões de turistas. Mais de 300 mil, o que representa 8% desse total, vieram com um objetivo especifico: acompanhar eventos na área de saúde. Os vários congressos e seminários médicos realizados ao longo do ano garantiram ao setor hoteleiro uma ocupação média de 74% dos leitos.

De acordo com o levantamento, a visita não se resume a participação em palestras, debates, estudos científicos. Paralelo a essa programação oficial tem toda uma atividade de lazer que turista nenhum dispensa, como passeios, compras, praias e restaurantes. Atrativos que acabam trazendo famílias inteiras à cidade.

O médico e Presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Luiz Antonio Vane é uma prova disso. Convidado para presidir um congresso de Anestesiologia, ele resolveu levar os sogros, a mulher e o filho para uma temporada de cinco dias na cidade. De acordo com o médico, durante a estadia na cidade, ele vai aliar o trabalho ao lazer com a família. “Já tem promessa que no ano que vem outra safra de pessoa de minha família que virá”, disse Luiz Antônio Vane.

PESQUISA

Uma pesquisa do Recife Convention Bureau - associação que reúne empresas e entidades do setor turístico - traçou o perfil desse tipo de visitante que chega ao Recife. De acordo com o levantamento, 90% deles se hospedam em hotéis e pousadas. Onde permanecem em média cinco dias. Já 80% aproveitam a viagem para conhecer as praias do litoral do estado e 96% se mostram dispostos a voltar.

“O turista de negócio de eventos gasta cinco vezes mais que o turista normal. E quando ele volta vai falar para outras pessoas e atrair mais gente”, disse o presidente do Recife Convention Bureau, José Otávio Meira Lins.

De acordo com o secretário de Turismo do estado, Sílvio Costa Filho , o Recife é a cidade que mais recebe turistas de negócios no Nordeste. Uma vocação que cada dia, está sendo mais explorada. “No próximo ano, receberemos mais de 15 congressos nacionais e internacionais na área de saúde e paralelamente a isso, teremos o fortalecimento do turismo convencional”, disse Sílvio Costa Filho.



Retirado de: pe360graus.globo.com

15 comentários:

Minissaias disse...

Olá João Victor!!! tudo bem???

Adorei o seu blog! Gosto muito de viajar e também sou blogueira, mas falo nele sobre moda.

Gostaria de conversar com vc sobre o seu blog. Se puder, entre em contato comigo pelo meu e-mail que tmb é o meu MSN: talita.bridum@i-cherry.com.br

Beijos
Talita

eduardo disse...

Nossa, muito bacana mesmo!
Acabei de chegar do Recife e achei umas oferta exclusivas no Gurubooking.com.br
Consegui 25% de desconto + pacotes promocionais la.

Vale a pena checar

Abracos

Loo / Franky disse...

Adorei seu blog!!

Vanessa: email: vanessa.santano@community.trivago.com disse...

Oi João Victor bom dia desde Espanha. Eu preciso falar com voce sobre um novo site que vai gostar sobre turismo no Brasil e no mundo. O problema é que não encontre seu email no blog!!!. Desculpas meu portugues mais sou espanhola, viú??

Obrigada pela atenção, Vanessa

Coga disse...

Linda Recife: não fui ainda, mas um grande amigo meu é dali. Quem sabe um dia?

SuperGuia - Pousadas disse...

Olá pessoal, quero compartilhar com vocês um site bem interessante e prático pra quem busca pousadas no Brasil. Vale a pena conferir.

www.pousadas-superguia.com.br

Espero que seja útil.

Abraços a todos,

Alexandre.

Anônimo disse...

Olá João Victor, gostaria de falar um pouco com você sobre seu blog. Poderia entrar em contato pelo fborsatto@rccl.com.br ? Eu não consigo te enviar mensagem pela caixa de contatos no blog.
Abraço,
Fernando Borsatto

weverton Siqueira disse...

Bom dia,
Meu nome é Wéverton Siqueira e te escrevo de www.trivago.com.br para lhe falar do novo jogo para o Natal trivago. Acho que pode ser muito interessante para você e para os leitores do seu blog, por isso eu achei que você pode publicar alguma coisa.
A fim de entregar a maior quantidade possível de presentes neste Natal e ajudar os internautas a visitar novos lugares em 2010, a rede social trivago criou um concurso online no qual mais de 200 noites em diferentes hotéis serão dados neste Natal.
Todos os prêmios são estadias em hotéis, pelo menos, duas noites com o café da manhã. Aqueles que quiserem participar só precisam escrever uma opinião em www.trivago.com.br a partir do dia 3 de dezembro até o dia 24 de dezembro. A opinião pode ser de um hotel, monumento, restaurante em todo o mundo.
Para cada dia do jogo será sorteado um hotel, por cada opinião escrita o usuario ganhará um cupom para participar do sorteio do dia e também de todos os sorteios seguintes até o final do jogo. Quanto mais opiniões escritas, mais números para o sorteio vai ter, tendo assim mais chance de ganhar. Por exemplo, se você escrever uma opinião em trivago hoje sobre o seu restaurante favorito, não só vai participar no sorteio para o prêmio dado hoje, mas para todos os prêmios a serem distribuídos até 24 de dezembro. E você poderá ganhar mais de uma vez, ou seja, conhecer vários lugares no Brasil!
Para garantir a imparcialidade na seleção dos vencedores terá sobre os resultados do sorteio de uma vez. Os números de todos os participantes será postada no fórum oficial da competição antes do sorteio.

O Jogo está disponível online em várias plataformas trivago internacionais. Especificamente no Brasil estão disponivéis quartos em hotéis em diferentes cidades em torno do país. O painel com todos os hotéis e os ganhadores serão também encontrados na página oficial da competição: http://www.trivago.com.br/static.php?&sid=2033&tld=br
Para participar basta escrever uma opinião: http://www.trivago.com.br/index.php?&screen=%2Fscreenform.php%3F%26pagetype%3Dopinion

Para qualquer questão pode escrever um e-mail para info@trivago.com.br ou weverton.siqueira@trivago.com.br

Aguardo retorno
Um abraço e agradeço sua atenção.

Diego Zé disse...

Mto legal seu blog João Victor! Parabéns

Anônimo disse...

Adorei a matéria! Aproveito e indico a Pousada Estalagem Don Pablo em Bombinhas - SC! Eu recomento! www.pousadaestalahgemdonpablo.com.br

Ramon disse...

OLa Legal o Blog, tb vou indicar uma aventura pro inverno ,observacao das baleias franca na Praia do Rosa, http://www.praiadorosa.blog.br

Abraço a todos

Tutio Carlos D´Agillar disse...

Excelente!! ¡Gracias! Como cualquier buen indicio, llegué a su sitio a través de la magnífica obra del Profesor. José Claudinier de Freitas Filho, de la ciudad brasileña de Recife (nordeste de Brasil). Escritor, Profesor universitario, economista y Master en Tecnologías de la Información. Gran referencia para la Informática, Internet y medios electrónicos. Felicitaciones y los mejores deseos!

Tutio Carlos D´Agillar, PhD – Cartagena – Colombia tc_unicartagena@gmail.com

Pousada Surucuá - Bonito/MS disse...

oão Victor gostei muito do seu blog! Aproveito para indicar a Pousada Surucuá em Bonito/Mato Grosso do Sul, cidade que foi eleita pelo décimo ano consecutivo "O melhor Destino de Ecoturismo do Brasil".
O cenário de rios com águas cristalinas repleto de peixes é inesquecível! Venha conhecer esse paraíso ecológico no coração do Brasil! www.pousadasurucua.com.br

Anônimo disse...

Parabéns pelo Post. Esse lado de Recife eu não Conhecia.

Voo Fácil Taxi Aereo

Viagem para o Pantanal disse...

Muito bom o blog, estão todos de parabéns!