quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Camabará do Sul - A Cidade dos cânions brasileiros





Contemplar as formas esculpidas pela própria natureza é o principal atrativo de Cambará do Sul, cidade que fica a 180km de Porto Alegre. Os profundos vales formados por imensas paredes rochosas se concentram no Parque Nacional de Aparados da Serra e no Parque Nacional da Serra Geral.
Itaimbezinho, localizado nos Aparados da Serra, é o mais conhecido deles. No interior do cânion, é possível fazer um dos mais reveladores passeios pela região seguindo a Trilha do Rio do Boi. No verão, os visitantes ainda podem nadar em piscinas naturais e cachoeiras. Entretanto, é obrigatório o acompanhamento de um guia ou condutor local, que é facilmente encontrado nas agências de turismo da cidade.

Outro destino bastante apreciado é o cânion Fortaleza, do Parque Nacional da Serra Geral. Os enormes paredões de 7,5km de extensão podem ser observados de pontos que atingem até 900m de altura. Chegar à beirada dos penhascos é uma oportunidade única para apreciar as rochas cobertas pela rasteira vegetação verde e o céu azul. Porém, para visitar a região é fundamental atentar-se ao tempo, porque quando há neblina a bela paisagem fica encoberta. E se a viagem ocorrer no inverno, é bom saber que a cidade é conhecida por marcar uma das temperaturas mais baixas do País.

O acidentado relevo de Cambará do Sul também favoreceu a formação de cachoeiras deslumbrantes. Uma das mais bonitas é a Cachoeira dos Venâncios, que fica na divisa de Cambará com Jaquirana e é composta por quatro quedas d'água. O local é ideal para relaxar em refrescantes águas cristalinas.

Uma boa dica a quem chega à cidade e deseja aproveitar melhor a viagem é procurar o Centro Cultural e de Informações Turísticas para buscar orientações quanto aos passeios, além de contratar guias que possam contar um pouco mais da história e das belezas naturais.

retirado de: http://turismo.terra.com.br/interna/0,,OI1753657-EI1419,00.html

Um comentário:

Tatty disse...

Já fui pra Cambará do Sul com meus colegas de facul...e foi a melhor viagem q ja fiz!!
parabens peloblog...

http://bioblue.blogspot.com