terça-feira, 25 de novembro de 2008

Prainha do Canto Verde - CE



Localizada no litoral leste do Ceará, no município de Beberibe, a 120 km de Fortaleza, praia tranqüila com ventos suaves de janeiro a junho e fortes de julho a dezembro.
O desenvolvimento do turismo na Prainha do Canto Verde se diferencia das outras praias do litoral do Brasil porque visa o desenvolvimento local e a preservação do ecossistema.
Desenvolver o turismo ecológico de forma comunitária para melhorar a renda e o bem-estar das moradores, preservando os valores culturais e os recursos naturais da região.
Quando nasceu o projeto de turismo comunitário na Prainha do Canto Verde em 1998 várias comunidades de pescadores do litoral do Ceará participaram do evento de 3 dias na Prainha. Agora em 2008 mais 12 comunidades se unem para realização do II Seminário Internacional de Turismo Sustentável. “A tucum é uma junção de comunidades que sonhavam sozinhas e resolveram sonhar juntas”, (Jefferson Souza do Instituto Terramar )

Turismo Comunitário

Turismo Comunitário é uma oportunidade para aperfeiçoar a organização comunitária, o desenvolvimento local e a co-gestão para preservar o patrimônio natural, cultural e as formas de vida tradicionais das comunidades e do seu território.
“Toda forma de organização empresarial sustentado na propriedade do território e da autogestão dos recursos comunitários e particulares com praticas democráticas e solidárias no trabalho e na distribuição dos benefícios gerados através da prestação de serviços visando o encontro cultural com os visitantes”

Visite a página oficial da Prainha do Canto Verde: http://www.prainhadocantoverde.org/

3 comentários:

Rui disse...

Um lugar muito lindo.
Ainda vou passar por lá :)

Anônimo disse...

Como matar a galinha dos ovos de ouro? O Ceará pode ensinar.

Passei sete dias agora com a família no Beach Park (Porto das Dunas – Fortaleza) onde minha filha de 4 anos quase foi atropelada duas vezes entre seu baldinho na areia e o mar, deixando o pai com o coração disparado por bons minutos. A cena é constante e daria uma matéria bem relevante para a TV ou para uma revista de turismo.

Os buggys até que são poucos, mas o vai e vem na areia é principalmente por parte dos 4X4 e dos quadriciclos. Os 4X4 passam freqüentemente a 50-60 km/h e a 3-4 metros das cadeiras e sombrinhas. Muitos estacionam entre as cadeiras de praia e o mar tampando a vista de quem está ali sentado. Aí a turma desce do carrão para curtir aquele determinado pedaço de praia. Alguns são mais sofisticados: a turma desce e quem cuida de montar as cadeiras e o guarda sol é o motorista - e o carro continua roubando um pedaço da areia e da vista do mar. Os quadriciclos são mais intrigantes ainda, pois chegam a bater pega entre eles, e a maioria dos pilotos é de crianças e adolescentes menores de idade.

Além da sensação de insegurança, ainda tem o problema da feiúra, pois os condomínios, hotéis e resorts** fazem barricadas improvisadas para tentar inibir o fluxo de veículos e proteger os hóspedes. Não é uma medida eficaz e a praia ainda fica parecendo uma barreira para entrar em território israelense.

** Aliás, alguém um dia me explica o que é resort, pois no que ficamos hospedados só se disponibilizava 6 guardas-sóis na praia para 121 apartamentos.

Que os cearenses não entendam isso como crítica barata, mas uma lembrança para que cuidem melhor de suas praias e especialmente das vidas que ainda as freqüentam. Um cenário desse numa praia que tem como principal atrativo turismo para crianças (Aquapark), numa cidade em que o turismo é uma de suas galinhas dos ovos de ouro, parece que estão depenando essa galinha.

# Há cerca de dez anos, fiquei “chapado” ao levar uma buzinada de um buggy na praia de Jericoacoara -CE para sair da frente pois eu estava caminhando na sua rota habitual. Eu já estava pra lá das dunas. Esse foi bem civilizado. Pelo menos buzinou…

Unknown disse...

Boa noite, victor

tenho um site e gostaria de anunciar no seu site.

Gostaria de saber quantos acessos vc tem por mês e quanto cobraria

Passa seu email pra gente conversar

Meu email é daniel.mhc@hotmail.com

abç!!