quarta-feira, 9 de abril de 2008

Turismo arqueológico é atração em Carnaúba dos Dantas - RN


A cidade potiguar de Carnaúba dos Dantas, a 219 km de Natal, começou com uma pequena propriedade rural, edificada no começo da década de 1860 pelo casal Antônio Dantas de Maria e Hermínia Maria da Conceição. O nome do município homenageia o seu colonizador e faz alusão à grande quantidade de carnaubeiras existentes na região.
Além das serras e do grande número de sítios arqueológicos – entre eles, Fundões e Xique-Xique –, pode-se conhecer em Carnaúba dos Dantas o maior santuário religioso do Seridó, o Monte do Galo, fundado em 1927, e que recebe milhares de peregrinos todos os anos. Dali é possível avistar o Castelo di Bivar, de arquitetura medieval francesa, que surpreende pelo inusitado.
Entre as manifestações culturais da cidade, duas merecem destaque: a Festa de Nossa Senhora das Vitórias, maior festividade religiosa do município, realizada há quase 80 anos, que conta com celebração de missas, novenas, batizados, feirinha de artesanato, comidas típicas e muito mais; e a Paixão de Cristo, uma peça teatral encenada na Praça dos Romeiros, no Monte do Galo, com 130 atores amadores da cidade.

Sítios Arqueológicos

Carnaúba dos Dantas possui mais de 60 sítios arqueológicos identificados. A visita ao município é uma verdadeira viagem à pré-história, através da interpretação de pinturas rupestres e gravuras itaquatiaras. Dois dos sítios mais conhecidos são Xique-Xique e Fundões. O acompanhamento de um condutor local é obrigatório. Ele zela pela segurança e aumenta a qualidade da informação passada aos visitantes, além de garantir a conservação dos sítios

Canyons do Riacho Fundo

Caracterizado pelas formações rochosas em relevo de altos e baixos ou planaltos. Esse local assemelha-se, guardando-se as devidas proporções, aos grandes Canyons Americanos, com riacho, arenitos e vegetação de pequeno porte; um cenário de beleza inigualável.


Retirado de: http://guiaonde.uol.com.br/leiamais.asp?iddestaque=3911

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Teclado e Mouse, I hope you enjoy. The address is http://mouse-e-teclado.blogspot.com. A hug.