quarta-feira, 9 de abril de 2008

Recife, a Capital dos naufrágios do Brasil


Com mais de 20 naufrágios conhecidos, dos quais 14 visitados freqüentemente por mergulhadores de todos os níveis de certificação, Recife tem hoje um dos maiores parques de naufrágios mergulháveis do país, com suas águas claras e mornas, os mergulhos da costa recifense são um fascínio para os adeptos do mergulho autônomo.

NAUFRÁGIOS ARTIFICIAL:

O Projeto Mar realizou no dia 18 de janeiro de 2002, o afundamento simultâneo de três rebocadores, tudo feito de forma oficial e com as devidas autorizações da Marinha, da Capitania dos Portos e dos órgãos responsáveis pelo meio ambiente.

DADOS DE ALGUNS NAUFRAGIOS EM RECIFE:
VAPOR BAHIA
Vapor de rodas naufragado em 24/03/1887 a aproximadamente 7 milhas da praia de Pontas de Pedras, litoral norte do estado de Pernambuco, é um dos mais belos naufrágios da região e por não ser freqüentemente visitado devido a distância comparada com os demais naufrágios, a vida marinha é extremamente abundante. Com a visibilidade da água variando entre 8 e 30 metros e a uma profundidade máxima de 24 metros, é uma excelente opção para mergulhadores de todos os níveis de certificação.

REBOCADOR SERVEMAR X
Rebocador com 19 metros de comprimento, da empresa Wilson Sons, afundado propositalmente dentro dos padrões da Marinha do Brasil e Ibama, no dia 18.01.2002, pela equipe do Projeto Mar, numa profundidade de 25 metros, em frente a praia de Boa Viagem, ficou com a proa para 300 graus e lamina livre de 20 metros. Já é um dos mais visitados pontos de mergulho da nossa região.

VAPOR DE BAIXO
Vapor de rodas antigo com casco misto de madeira e ferro já bastante destroçado, afundou bem antes da 2ª guerra mundial, foi bombardeado por várias vezes durante esta guerra por se parecer com um submarino parado onde está, a 21 metros de profundidade e a 6 milhas em frente ao porto de Recife. É conhecido também como “Jaguaribe” e existem várias bombas ao seu redor. Suas caldeiras ainda estão inteiras assim como também as suas rodas propulsoras. Um pequeno, mas belo naufrágio.

REBOCADOR LUPUS
Rebocador com 34 metros de comprimento, da empresa Wilson Sons, comprado pelo Projeto Mar e afundado em frente a praia de Boa Viagem em 18.01.2002, numa profundidade de 36 metros com lamina livre de 25 metros. Proa para 240º graus. Um excelente naufrágios, com várias possibilidade de penetração para mergulhadores avançados.

VELEIRO DÁCIA
Veleiro de ferro afundado propositalmente em maio de 1999 por Luiz Alberto Filizola, em frente a Praia do Pina por cima da laje da Ituba numa profundidade de 19 metros, para fins de atrator de vida marinha.

ALFAMA DE LISBOA
Antigo galeão do século XVII que transportava porcelanas populares, naufragou em frente a praia de Candeias, município de Jaboatão do Guararapes, região metropolitana de Recife. Ainda é possível encontrar muitos pratos e outros tipo de porcelanas no local, não é comum haver boas condições de visibilidade no local, mas quando há o mergulho torna-se inesquecível.

Fotos e texto: Joel Calado
Diretor: Projeto Mar
www.projetomar.com.br
promar@projetomar.com.br

Arlindo Bilous de Souza
Sea Open escola/operadora de mergulho
E-mail: seaopen@terra.com.br


Retirado de: http://guiadepraias.terra.com.br/

Nenhum comentário: