sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dica: Pizza em Parnaíba

Pessoal, fiz uma viagem pela Universidade para o Delta do Parnaíba, e la na cidade de Paranaíba - PI como uma pizza na frente da UFPI.
A dica é: se você não gosta de cebola ou milho (como eu), peça para tira-los da pizza de frango com catupiry. Pelo que eu vi é só nessa pizzaria, mas cuidado(kkkk).

abraços

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Recife é um dos principais destinos para turismo de negócio na área de saúde

Considerado o segundo maior polo médico do Brasil, atrás apenas de São Paulo, o Recife aparece como uma ótima opção de destino brasileiro para o turismo de negócio na área de saúde. Atraídos pela cultura e belezas naturais, muitos visitantes estão aliando turismo aos tratamentos médicos. Uma pesquisa revelou que o turismo de saúde também se fortalece com eventos que reúnem profissionais em seminários, congressos e feiras.

Essas informações estão representadas em números. Só em 2008, o Recife recebeu 3,9 milhões de turistas. Mais de 300 mil, o que representa 8% desse total, vieram com um objetivo especifico: acompanhar eventos na área de saúde. Os vários congressos e seminários médicos realizados ao longo do ano garantiram ao setor hoteleiro uma ocupação média de 74% dos leitos.

De acordo com o levantamento, a visita não se resume a participação em palestras, debates, estudos científicos. Paralelo a essa programação oficial tem toda uma atividade de lazer que turista nenhum dispensa, como passeios, compras, praias e restaurantes. Atrativos que acabam trazendo famílias inteiras à cidade.

O médico e Presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Luiz Antonio Vane é uma prova disso. Convidado para presidir um congresso de Anestesiologia, ele resolveu levar os sogros, a mulher e o filho para uma temporada de cinco dias na cidade. De acordo com o médico, durante a estadia na cidade, ele vai aliar o trabalho ao lazer com a família. “Já tem promessa que no ano que vem outra safra de pessoa de minha família que virá”, disse Luiz Antônio Vane.

PESQUISA

Uma pesquisa do Recife Convention Bureau - associação que reúne empresas e entidades do setor turístico - traçou o perfil desse tipo de visitante que chega ao Recife. De acordo com o levantamento, 90% deles se hospedam em hotéis e pousadas. Onde permanecem em média cinco dias. Já 80% aproveitam a viagem para conhecer as praias do litoral do estado e 96% se mostram dispostos a voltar.

“O turista de negócio de eventos gasta cinco vezes mais que o turista normal. E quando ele volta vai falar para outras pessoas e atrair mais gente”, disse o presidente do Recife Convention Bureau, José Otávio Meira Lins.

De acordo com o secretário de Turismo do estado, Sílvio Costa Filho , o Recife é a cidade que mais recebe turistas de negócios no Nordeste. Uma vocação que cada dia, está sendo mais explorada. “No próximo ano, receberemos mais de 15 congressos nacionais e internacionais na área de saúde e paralelamente a isso, teremos o fortalecimento do turismo convencional”, disse Sílvio Costa Filho.



Retirado de: pe360graus.globo.com

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

RECIFE: O MELHOR DESTINO PARA DAR ADEUS AO ESTRESSE

Roteiros turísticos da Cidade inspiram e fortalecem o espírito

Segundo especialistas, a tendência agora são as viagens que servem como terapia para combater o estresse. Destinos de férias que mudam a vida das pessoas já são indicados por terapeutas na cura de males. Adequar o destino à personalidade do turista pode provocar uma revolução no humor dos viajantes. Nesse sentido, uma boa dica é o Recife, ‘Capital Multicultural do Brasil’, que com seus roteiros culturais e de sol e mar contribui para revigorar o ser humano como um todo.

Mergulhar nas águas mornas das piscinas naturais de Boa Viagem pode ser o melhor início para um relaxamento. Aproveite para saborear no local os crustáceos e caldinhos ofertados pelo comércio local. O lugar é perfeito para quem gosta de muito sol e gente bonita. É apreciado ainda por quem pratica atividades esportivas no calçadão e na ciclovia à beira-mar.

Os diversos cenários da Cidade, com suas pontes, parques e museus, inspiram moradores e turistas a resgatar a história do lugar. A noite recifense serve de estímulo para esquecer todos os problemas do dia a dia ao som da terra com muito forró, mangue beat ou música afro. Não faltam ainda boas opções de casas noturnas com música ao vivo com muito pop, rock e eletrônico. Ideal para aqueles que querem encontrar um novo relacionamento.

O Recife é também o maior pólo gastronômico do Norte/Nordeste. Segundo o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, há opções para os mais variados paladares. “Do contemporâneo ao típico, tudo muito bem preparado para o turista saborear as delícias da gastronomia local”, acrescenta. Esses momentos são ideais para fazer novos amigos.

Os aventureiros podem recorrer aos vôos panorâmicos para apreciar a Cidade de cima. Quem preferir um passeio mais calmo, pode optar pelo catamarã e deslizar pelas águas do rio Capibaribe, harmonizando o espírito com a iluminação da noite ou o pôr do sol.

É no Recife que o visitante encontra a viagem-terapia de que precisa, com opções específicas para necessidades emocionais e físicas. Em um ambiente colorido, harmonioso e cheio de histórias, que torna a viagem inesquecível.

Retirado de: recife.pe.gov.br

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Buraco gigante no mar atrai mergulhadores em Belize

Que tal aproveitar as férias para visitar um buraco? E não é nenhuma roubada. Um mergulho no Grande Buraco Azul de Belize é uma experiência fascinante. Com mais de 300 metros de diâmetro, esse grande círculo azul-marinho pode ser visto até do espaço.

O Buraco aparece como uma imensa "bola" no meio do atol de Lighthouse Reef. A visão da mancha mais escura no meio das águas clarinhas é um pouco assustadora. Saber que o Buraco tem 125 metros de profundidade também não ajuda muito, mas calma. O local é atração turística, então há muitas operadoras que levam visitantes para mergulhar por ali com segurança.

Em tempos remotos, o Buraco era uma caverna. Com a subida do nível dos oceanos a cobertura da caverna acabou cedendo e a parte interna permaneceu submersa.

Ao mergulhar ali o turista tem uma bela visão de parte da riquíssima barreira de corais de Belize, a segunda maior do mundo (atrás somente da australiana). Os corais ornamentam as bordas do buraco deixando somente dois canais, por onde entram e saem os barcos que levam mergulhadores.

Os corais ainda se fixam nas paredes do buraco até uma profundidade aproximada de 15 metros, depois começam a rarear e sobram só as estalactites, herança dos tempos de caverna.

Toda a região do Buraco merece uma visita. Os atóis são belíssimos e há muitos outros pontos de mergulho no local. Barcos saem a todo momento de Belize City, das Ilhotas de Ambergris ou Half Moon e de vários atois da região. Os que saem pela manhã até oferecem um lanchinho na ida. Geralmente o passeio dura um dia inteiro e inclui mergulhos no grande buraco azul e em áreas próximas repletas de corais e peixes.

Retirado de: turismo.terra.com.br

terça-feira, 21 de julho de 2009

1ª Plenária de Turismo‏ no Recife

Interiorização do Turismo: Potencialidades Culturais de Pernambuco

Ajudando a divulgar o evento dos colegas!!!

Interiorização do Turismo: Potencialidades Culturais de Pernambuco” é o tema do II Ciclo de Palestras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Seu principal objetivo é analisar a importância da valorização da interiorização do turismo no Estado através de seus aspectos culturais.
O Ciclo de Palestras será realizado no IFPE, o antigo CEFET-PE, localizado na Avenida Professor Luis Freire, 500, Cidade Universitária, no dia 11 de Agosto de 2009, das 9h às 17h. Será organizado pela turma do terceiro módulo de Gestão em Turismo do IFPE, na cadeira de Planejamento e Organização de Eventos, ministrada pela professora Sônia Amorim.
O Evento constará de cinco palestras com várias abordagens como literatura, gastronomia e patrimônio cultural

Participem!!!
Inscrição: 1 kg de alimento não perecível
Emissão de certificados de 08 h/a

Presença de Secretário de turismo de Pernambuco Silvio Costa Filho

Site do evento:http://www.eventointeriorizacaodoturismo.xpg.com.br/

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Noronha é terceiro lugar no concurso As Sete Maravilhas Naturais do Mundo


Com mais de 126 mil votos, Fernando de Noronha foi a terceira colocada da categoria "Ilhas" no concurso As Sete Maravilhas Naturais do Mundo. O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (9) pela fundação New 7 Wonders, que organiza a seleção.

De Zurique, na Suíça - país sede da fundação - veio o anúncio de que o arquipélago pernambucano desbancou 27 outras ilhas concorrentes, ficando atrás apenas de Galápagos, no Oceano Pacífico, e Coco Island, no litoral da Costa Rica.

A conquista do terceiro lugar coloca Fernando de Noronha na zona classificatória da disputa, que se estende até a 11ª posição para cada uma das sete categorias contempladas - "Paisagens e Formações de "Gelo", "Ilhas", "Montanhas e Vulcões", "Grutas, Formações Rochosas e Vales", "Florestas, Parques Naturais e Reservas Naturais", "Lagos, Rios e Cataratas" e "Paisagens Marítimas".

Uma nova fase do concurso se inicia a partir desta quinta e Noronha já está entre os semifinalistas. O júri técnico da fundação vai avaliar as 11 primeiras colocadas de cada categoria e indicar 28 delas. O resultado dos finalistas sai no próximo dia 21.

A partir desta data, uma nova votação popular será iniciada para, então, serem escolhidas as Sete Maravilhas Naturais do Mundo. O resultado final será divulgado apenas em 2011, ainda sem data definida.

Retirado de: pe360graus.com

domingo, 26 de abril de 2009

Roteiro de Charme

Estava realizando uma pesquisa na universidade sobre o roteiro de charme e achei muito interessante.
Pra quem não conhece, o Roteiro de Charme é uma associação que reúne hotéis com características semelhantes e com padrões de qualidade e gestão ambiental rigorosamente regulados. Atualmente o Roteiro possui 51 hotéis espalhados por quase todo Brasil e atrai um grupo muito seleto no que diz respeito a hotéis: Turista Internacional.
Quem se interessar em conhecer mais sobre o roteiro entre no site e veja todas as informações, o serviço de informações por e-mail é muito bom, te respondem rapidinho.

www.roteirosdecharme.com.br

Você pode solicitar também um guia da associação onde tem "Guia 2009".

Alguém conhece ou tem alguma coisa pra falar sobre o roteiro de charme? deixe seu comentário.

sábado, 25 de abril de 2009

Público LGBT ganha informativo sobre melhores roteiros no Recife

O público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) que visita Pernambuco vai contar com o apoio de um folder que contém informações turísticas voltadas especialmente para ele. O produto é uma iniciativa do Recife Convention & Visitores Bureau (Recife CVB), dentro do projeto Friendly - LGBT. Pernambuco simpatiza com você.

O material - distribuído em hotéis, balcões de informações turísticas e táxis - apresenta uma sugestão de roteiros que o turista LGBT pode visitar na capital pernambucana. Nele é possível encontrar o que há de melhor na gastronomia, cena noturna local, além dos atrativos turísticos e culturais, hotéis, pousadas, agências de receptivo e locadoras de carros que estampam o selo da campanha.

Segundo o presidente do Recife CVB e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), José Otávio Meira Lins, o guia foi pensado para facilitar a estada do turista na capital pernambucana. “Visando à possibilidade do Recife tornar-se um dos principais destinos LGBT no País, preparamos esse material de forma que fosse possível orientar esses visitantes. Indicamos locais onde o turista não correrá o risco de passar por qualquer tipo de constrangimento, fazendo com que ele se identifique com a cidade e queira voltar outras vezes”, cita Meira Lins.

Retirado do: Pernambuco.com



Só lembrando que esse público é um dos que está entre os que mais gastam, pois não tem filhos e tem sua renda utilizada exclusivamente para uso próprio.
Na minha opinião esse projeto é bom, mas pode ter outros pontos de vista, pode ocorrer do público LGBT se sentir isolado por ter um roteiro exclusivo só pra eles, ou o público heterosexual pode não gostar desse tipo de campanha e se afastar do destino, isso porque o Brasil ainda é um país muito preconceituoso quanto a isso.
O que vocês acham?

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Caixa irá financiar pacotes turísticos

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente a Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, apresentam na próxima segunda-feira (27), em São Paulo, detalhes sobre o crediário Caixa Fácil para o turismo. Segundo o ministério, o objetivo da parceria é facilitar o acesso da população a financiamentos de pacotes turísticos e dar continuidade à política de estimulo ao turismo brasileiro.

Pelo crediário, será possível financiar pacotes de até R$ 10 mil, em parcelas de 24 meses. O pagamento pode ser feito via boleto bancário ou débito em conta corrente e o cliente não precisará ser correntista do banco.

As operações serão realizadas por meio das agências de viagens credenciadas pela Caixa.

Fonte: Globo.com

segunda-feira, 20 de abril de 2009

MDIC EXPANDE DEBATE DE SISTEMA QUE QUANTIFICARÁ COMÉRCIO INTERNACIONAL DE SERVIÇOS

A implantação do Sistema de Comércio Exterior de Serviços (Siscoserv) na economia brasileira e sua utilização em países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil) foram alguns doa assuntos debatidos ontem e hoje (1º/4), no workshop "Manual de Estatísticas de Comércio Internacional de Serviços", realizado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Os debates visaram possíveis acordos de cooperação da Comunidade Européia e do Mercosul na construção do Sistema, desenvolvido pela Secretaria de Comércio e Serviços, do MDIC, em parceria com órgãos e entidades para gerar uma base de dados com dados estatísticos que quantifiquem a comercialização (exportação e importação) de serviços brasileiros para outros países.

O representante da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) destacou as iniciativas positivas em serviços turísticos, números extraídos da balança de pagamentos do Banco Central do Brasil (BC). Mencionou também algumas deficiências no atendimento ao turista, principalmente em relação a gastos de visitantes ao país. Identificou alguns serviços específicos do segmento como turismo de negócio, de lazer, acadêmico, entre outros.

Todos foram unânimes quanto a tendência do Siscoserv ser adotado por países do Mercosul, pela ausência de estudos aprofundados sobre o tema, utilização de estatísticas bancárias como norteador do setor, e reconhecimento de fragilidades no mecanismo que registra entrada e saída de aportes financeiros, sem a intenção dissecar as diversas nuances do segmento.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) reforçou que o MDIC, inicialmente, condensará as exportações de serviços para, depois quantificar aquisições e construir a Balança Comercial Brasileira de Serviços, só então a integração entre países será possível.

De acordo com o diretor do Departamento de Comércio e Serviços, do MDIC, Maurício do Val, haverá informações diárias de serviços, porque o Siscoserv será uma fonte de dados, que poderá orientar o governo brasileiro em suas políticas públicas, como já vem sendo feito com os setores de serviços de software, engenharia, audiovisual, e outros.

Ações de estímulo ao setor para registrar no Sistema as exportações e importações de serviços estão sendo aprofundadas, mas já existem instrumentos do governo que reduzem perdas, facilitam ações e beneficiam toda a cadeia de serviços.

Com a consolidação dos dados, os elaboradores do Siscoserv acreditam que, futuramente, o Sistema beneficiará a todos, principalmente países que precisarão, em algum momento, iniciar uma ação como essa, de longo prazo, e de forte impacto na economia mundial. Os estados brasileiros que mais se destacam no Panorama Internacional de Serviços são Rio de Janeiro e São Paulo.

"O Siscoserv não substituirá nenhum programa de estatística existente, que de alguma forma levantam dados do setor, ao contrário, irá interagir com esses sistemas para o aperfeiçoamento das estatísticas brasileiras que atuam com serviços", disse o diretor, acrescentando que "a expectativa é o sistema crescer e agregar diversos setores, não havendo limite para expansão e abrangência do segmento."

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Retirado de: www.ufpe.br/nht

segunda-feira, 23 de março de 2009

Maior cachoeira do mundo está na Venezuela

Estava olhando o site da Terra e vi essa reportagem e decidi postar aqui pra vocês verem essa maravilha da natureza.

Em 1937, o explorador americano James Angel se aventurou com seu monoplano pelos céus da Amazônia venezuelana. Ele queria pousar sobre uma queda d'água gigantesca, ao sul do rio Orinoco, que já era conhecida pelos europeus. Não deu certo. O avião atolou e ficou até a década de 70 naquele altiplano. De Angel, a cachoeira ganhou a atenção mundial, mas não só: foi rebatizada com seu nome.

Salto Angel teve sua altura e seu estatuto de maior cachoeira do mundo confirmados em 1949, por uma expedição da National Geografic Society. A queda de 979 metros ocorre porque um abismo surpreende o rio Churún durante seu passeio por uma das mais altas montanhas da região - a Auyantepuy. Tepui significa "montanha com topo planificado". É uma formação geológica que caracteriza o Parque Nacional de Canaima, na Venezuela. Gigantesca, Auyantepuy tem quase 700 quilômetros quadrados de área e seu topo atinge 3 mil metros de altura.

Para chegar a Salto Angel, deve-se recorrer a um guia. Excursões partem das cidades de Bolívar, Margarita, Canaima e Caracas. A extensa malha fluvial permite alcançar o local navegando em canoas: o principal canal de acesso é o rio Carrao, afluente do rio Orinoco, que origina o rio Churún.

Também é possível chegar à base da cachoeira - onde há uma piscina natural - por trilhas. É preciso passar dias percorrendo-as, o que obriga os visitantes a acamparem na floresta. As empresas turísticas também oferecem a opção de sobrevoar a cachoeira, de avião ou helicóptero, e vê-la de cima. Como fez um dia James Angel.

Retirado de: http://turismo.terra.com.br/

quinta-feira, 12 de março de 2009

9º Fórum Mundial de Turismo do World Travel and Tourism Council (WTTC)

O Brasil será sede, de 14 a 18 de maio de 2009, de um dos mais importantes eventos de turismo do mundo: o 9º Fórum Mundial de Turismo do World Travel and Tourism Council (WTTC), que acontecerá no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Na pauta de discussão as tendências do turismo para os próximos anos e parcerias capazes de garantir sucesso do setor como atividade econômica. Os 100 principais executivos em todo o mundo, membros do WTTC, devem comparecer ao evento, cujo público estimado é de 800 congressistas. Não é um exagero registrar o significado do que terá esse momento para o turismo brasileiro, na verdade cenário para exibir competitividade aos líderes das maiores companhias de viagem e turismo do mundo. Aliás, o Brasil é o primeiro país da América Latina a sediar encontro dessa natureza. Um item nada desprezível no rentável segmento do turismo de negócios e eventos.

A organização do Fórum consumirá cerca de R$ 12 milhões, custeados pelo governo de SC, Embratur e outros patrocinadores. Já o WTTC deve gastar US$ 3,5 milhões para veicular do evento na mídia internacional. Outra oportunidade para promover o Brasil, e dizer porque ele é um destino que vale a pena. Mas isso não é tudo. Ficamos obrigados a demonstrar outros diferenciais: infra-estrutura, profissionalismo, competitividade, qualidade dos serviços prestados, somados a hospitalidade brasileira, gastronomia diversificada e tudo mais que apresente o Brasil como um lugar ímpar. Temos necessidade de romper a barreira dos poucos mais de 5 milhões de turistas estrangeiros que visitam o país.

Por isso também o 9º Fórum Mundial de Turismo do WTTC será para o turismo nacional um cenário de valor imensurável. O turismo emprega 230 milhões de pessoas em todo o mundo, o que corresponde a 8,3% do total de empregos e tem impacto direto de aproximadamente 10% do PIB mundial. Isso quer dizer que uma, em cada grupo de 12 pessoas trabalha no segmento.

Escrito por João Luiz dos Santos Moreira

Retirado de BRASILTURIS

segunda-feira, 9 de março de 2009

Olinda terá elevador panorâmico com vista de 360 graus


Obra terá 20 metros acima do ponto mais alto da cidade histórica.
Turista poderá ver a orla de Olinda e do Recife.
Os turistas que visitarem Olinda (PE) poderão ter uma vista de 360 graus da orla e de outros pontos turísticos da cidade histórica e da capital pernambucana a partir do segundo semestre deste ano. Um elevador panorâmico está sendo construído no Alto da Sé, um dos locais mais altos de Olinda.
A obra, apesar de bem diferente, teve inspiração no Elevador Lacerda, famoso ponto turístico de Salvador.
Uma das principais vistas que o turista terá do alto do elevador será o Horto Del Rey, o segundo horto mais antigo do Brasil, além do próprio Farol de Olinda. Para isso, um guarda-corpo está sendo feito para receber os visitantes em uma espécie de mirante.
Para se chegar ao local, os ambulantes, antes instalados no local, foram remanejados para outro ponto da Rua Bispo Coutinho. Eles bloqueavam a passagem de pedestres e o acesso ao ponto turístico.
A obra do elevador pernambucano está sendo feita no Largo da Sé, que se estende da Igreja da Sé até a Ladeira da Misericórdia.
O projeto vai aproveitar o prédio da caixa d'água existente no local. Segundo a Prefeitura de Olinda, é o primeiro construído em estilo moderno e feito com combogós (tijolos de cimento perfurados usados em fachadas de prédios para amenizar a entrada de luz natural) no Brasil.
Segundo a prefeitura, o projeto foi orçado em R$ 4 ,4 milhões e inclui a modernização do Alto da Sé como revitalização do comércio local, das casas no entorno da caixa d'água e readequação paisagística. Parte da obra também prevê a construção do Mercado de Artesanato, que está em fase final.
Todo o calçamento e as praças da região vão receber piso tátil para facilitar o acesso de deficientes sensoriais e físicos ao local.
Ainda de acordo com a prefeitura, a cidade de Olinda é considerada Patrimônio da Humanidade há 25 anos.

Retirado da: Globo.com

Tigre mata turista perto da Muralha da China


Um turista que visitava uma área da Grande Muralha da China perto da capital, Pequim, foi morto por um tigre siberiano quando buscava um atalho em um parque para animais.
O visitante, um chinês identificado pela imprensa local como Guo, e seus dois acompanhantes, decidiram poupar tempo descendo da muralha sem saber que a área onde haviam entrado era parte do cercado de um tigre no Badaling Wildlife World.
Um funcionário do parque, identificado como Wang, disse ao jornal China Daily que o animal avançou sobre Guo, derrubando-o, e agarrou sua garganta. O turista morreu na hora.
Segundo Wang, um outro funcionário que viu o ataque entrou em seu jipe e avançou em direção ao tigre para afugentar o animal, enquanto os dois acompanhantes de Guo fugiam escalando uma cerca.
"Os homens ignoraram todas as placas de alerta e pularam para dentro da cerca de proteção", disse Wang, de acordo com o China Daily.
Os acompanhantes do turista morto disseram à polícia que viram placas em volta do cercado alertando para animais selvagens mas não acreditaram na advertência porque não viram bicho nenhum, informou o jornal chinês Beijing Times.
O tigre siberiano pode pesar até 226 quilos e está na lista de animais ameaçados de extinção.
O China Daily afirma que há cerca de 400 na natureza.



Retirado da: Globo.com

quarta-feira, 4 de março de 2009

Carnaval de Recife

Estava eu aqui no trabalho e minha colega me falou de uma reportagem sobre o carnaval de Recife no site da Terra. Fui dar uma olhada e vi que o texto é muito bom mesmo e sugiro a vocês que deem uma olhada.

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3611013-EI6788,00-Guerra+e+guerra.html

Parabéns ao Ronaldo Correia de Brito e continue fazendo textos assim!!!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Fotos do Mundo - Noruega (8)



quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Praia do Forte - A "Polinésia Brasileira"

Localizado no município de Mata de São João, Praia do Forte é carinhosamente conhecida como a "Polinésia Brasileira". Difícil é saber por onde começar a desbravar o local, tamanha é a oferta de lazer e entretenimento de que dispõe. Os passeios são muitos e variados, podendo ser feitos a pé, em cavalgadas ou de jipe.

São 12km de praias, delimitadas por dunas, coqueiral, piscinas naturais, um famosíssimo Sítio Histórico que abriga o Castelo Garcia D´Ávila, a Reserva de Sapiranga, as corredeiras do Rio Pojuca e uma animada aldeia de pescadores que recebe o turista de braços abertos, oferecendo, além dos irresistíveis atrativos naturais, uma infra-estrutura de primeiro mundo. Assim é Praia do Forte, marco zero da Linha Verde, distante 50km do Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães, "point" do turista apaixonado pelo turismo ecológico.

O que você pode encontrar lá:

Cachoeira do Rio Pojuca

Por entre a vegetação de transição entre a restinga e a Mata Atlântica, dentro da Reserva Florestal da Sapiranga, as corredeiras do Rio Pojuca garantem um banho inesquecível em meio a uma das maiores biodiversidades do planeta; um verdadeiro paraíso ecológico.

Capela São Francisco de Assis

Mais uma bela construção instalada na Praia do Forte, a capela de São Francisco de Assis foi construída pelos pescadores em 1900.

Castelo Garcia D´Ávila

Considerado a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil, o Castelo Garcia D´Ávila é um dos mais significativos monumentos do Patrimônio Histórico Nacional.

Pesca em Praia do Forte

Além da pesca oceânica, possibilitada pela grande biodiversidade marinha da Costa dos Coqueiros, a Praia do Forte oferece também excelentes opções para pesca esportiva em água doce. As emoções ficarão a cargo dos rios Timeantube e Pojuca, ambos situados bem próximo à localidade.


Retirado de: http://www.bahia.com.br/

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fotos do Mundo - Tailândia (7)



terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Programação do Carnaval do Recife 2009 - Polo Recife Multicultural - Terça-Feira (24/02/2009)

DESFILE DE AGREMIAÇÕES

16h CONCENTRAÇÃO E SAÍDA DO ARATU VERMELHO

DESFILE DAS AGREMIAÇÕES CAMPEÃS DO GRUPO ESPECIAL

16h20 Boi Faceiro

16h40 Urso Cangaçá

17h Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte

17h20 Troça C. M. Abanadores do Arruda

17h40 Clube de Boneco Seu Malaquias

18h Maracatu de Baque Virado Nação Porto Rico

18h20 Clube C. M. Bola de Ouro

18h40 G.R.E.S. Gigante do Samba

19h Caboclinhos Kapinawá

19h20 Bloco C. M. Madeira do Rosarinho

19h40 Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante do Recife


PALCO


21h30 GERALDO AZEVEDO

23h ALCEU VALENÇA

1h30 ENCONTRO DE BONECOS GIGANTES APOTEOSE COM A GRANDE ORQUESTRA MULTICULTURAL DO RECIFE SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO SPOK COM A PARTICIPAÇÃO DOS MAESTROS ADEMIR ARAÚJO, CLÓVIS PEREIRA, DUDA, EDSON RODRIGUES, ZÉ MENEZES, NUNES, FORRÓ, FÁBIO CÉSAR, LURDINHA NÓBREGA, CARMEM LÚCIA E CANTORES CONVIDADOS CLAUDIONOR GERMANO, PASSISTAS DE FREVO

CAMPEÕES 2009 PASSISTAS DE FREVO DA CIA FOLGUEDOS DE DANÇA

3h ARRASTÃO DO FREVO:

AV. MARQUÊS DE OLINDA/ RUA MARIA CÉSAR/ RUA DA GUIA/ PRAÇA DO ARSENAL/ RUA DO BOM JESUS/ AV. RIO BRANCO E MARCO ZERO.



Fonte: http://www.carnavaldorecife.com.br/

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Programação do Carnaval do Recife 2009 - Polo Recife Multicultural - Segunda-Feira (23/02/2009)

DESFILE DE AGREMIAÇÕES

ENCONTRO DE BLOCOS
DE PAU E CORDA


16h Bloco Canavalesco Cinta Azul

16h15 Bloco Esperança de Campo Grande

16h30 Bloco das Ilusões

17h Bloco Carnavalesco Misto Com Você no Coração

17h15 Bloco Carnavalesco Misto Madeira do Rosarinho

17h30 Bloco Confete e Serpentina

17h45 Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José

18h Bloco Menestréis do Paulista

18h15 Bloco Flor do Eucalipto

18h30 Bloco Cordas e Retalhos

18h45 Um Bloco em Poesia

19h Bloco O Bonde

19h15 Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira do Recife

19h30 Bloco Carnavalesco Misto Pierrô de São José

19h45 Bloco Carnavalesco Mista Banhistas do Pina

20h Bloco Flor da Lira de Olinda

20h15 Bloco das Flores

20h30 Bloco da Saudade

HOMENAGEM AO BLOCO DA SAUDADE (35 ANOS) E A SEUS FUNDADORES: MARCELO VARELLA E ZOCA MADUREIRA

20h45 Bloco Eu Quero Mais


PALCO


21h ORQUESTRA DO
MAESTRO DUDA

PASSISTAS DO BALÉ
POPULAR DO RECIFE

22h30 SAMBA PERNAMBUCANO COM BELO XIS, RAMOS SILVA e GERLANE LOPES

0h LECI BRANDÃO

2h MARIA RITA


Fonte: http://www.carnavaldorecife.com.br/

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Programação do Carnaval do Recife 2009 - Polo Recife Multicultural - Domingo (22/02/2009)

DESFILE DE AGREMIAÇÕES

A partir das 17h:

PELEJA DA "COBRA" CONTRA
O "DRAGÃO"

ANTÚLIO MADUREIRA E
ORQUESTRA PERRÉ BUMBÁ

CIA FORROBODÓ DE
DANÇA (A COBRA)

TROÇA CARNAVALESCA
"EU ACHO É POUCO" (O DRAGÃO)

O BOI DA MACUCA

ENCONTRO DE MARACATUS
DE BAQUE SOLTO

19h Cruzeiro do Forte

19h15 Estrela Brilhante de Nazaré da Mata

19h30 Leão Vencedor de Carpina

19h45 Piaba de Ouro de Olinda

20h Estrela Dourada de Buenos Aires

20h15 Cambinda Estrela de Paudalho

20h30 Leão da Floresta de Lagoa de Itaenga

20h45 Pavão Dourado de Tracunhaém

21h Leãozinho de Aliança

PALCO

21h SPOKFREVO ORQUESTRA

PASSISTAS DO BALÉ

POPULAR DO RECIFE

22h30 MUNDO LIVRE com participação de:

MANU CHAO (FRA)

EUGENE HURTZ (Gogol Bordello)

0h LENINE

2h NAÇÃO ZUMBI E
SIBA E A FULORESTA


Fonte: http://www.carnavaldorecife.com.br/

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Programação do Carnaval do Recife 2009 - Polo Recife Multicultural - Sábado (21/02/2009)

DESFILE DAS AGREMIAÇÕES VICE-CAMPEÃS DO GRUPO ESPECIAL

17h20 Boi Estrela

17h40 Urso Branco do Zé

18h G.R.E.S. Galeria do Ritmo

18h20 Troça Carnavalesca Mista Tô Chegando Agora

18h40 Clube Carnavalesco Pavão Misterioso

19h Clube de Boneco Tadeu no Frevo

19h20 Caboclinhos Cahetés de Goiana

19h40 Maracatu de Baque Virado Leão da Campina

20h Bloco Carnavalesco Misto Banhistas do Pina

20h20 Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro de Aliança

20h40 Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante de Igarassu

PALCO

21h ORQUESTRA POPULAR DO RECIFE
PASSISTAS DA ESCOLA DE FREVO DO RECIFE

22h30 ANTONIO NÓBREGA com participação especial de:

MÔNICA SALMASO

0h SILVÉRIO PESSOA COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE:

FABIO TRUMER

FERNANDA ABREU

2h ELBA RAMALHO



Fonte: http://www.carnavaldorecife.com.br/

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Pernambuco poder ter voo internacional para a Espanha

Pernambuco pode ter mais um voo internacional. Desta vez, para a capital da Espanha, Madri. Para oficializar o voo é preciso uma articulação com os estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Somente a Bahia, da região Nordeste, recebe o avião da empresa espanhola Air Europa três vezes por semana. A linha aérea é a mesma que está negociando com o governo de Pernambuco para implementar a nova rota.

O secretario de Turismo do Estado, Sílvio Costa Filho, vai se reunir com os secretários dos outros estados na próxima semana para discutir a proposta do mercado espanhol, que representa 6% do mercado internacional de Pernambuco.

Além disso, um sinal positivo para o fechamento do acordo com a empresa espanhola foi durante a Feira Internacional de Turismo. (Fitur), onde o secretário executivo da pasta , Tomé Franca e o diretor comercial da Empetur, Marcos Telore receberam da linha aérea a proposta para implementar o voo.

Em dezembro do ano passado, o voo para Atlanta nos Estados Unidos, pela empresa Delta Air Line foi o último acordo fechado para vôos internacionais no estado. Antes disso, também para os Estados Unidos, em setembro de 2008, o avião da American Airline inaugurou a rota do Recife - Miami.

Voos internacionais de Pernambuco:

Voos diários:
Buenos Aires (Argentina) - TAM
Miami (Estados Unidos) - American Airline
Atlanta (Estados Unidos) –Delta Air line
Lisboa (Portugal) – TAP

Voos semanais:
Frankfurt (Alemanha) – Condor
Paris (França) – TAM
Milão (Itália) – Livingston

Fonte: Secretaria de Turismo de Pernambuco

Retirado do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Cresce número de turistas em Pernambuco

Dados divulgados pela Secretaria de Turismo de Pernambuco apontam o crescimento de turistas no estado. Segundo a pasta, no ano passado, foram 2.323.647 pessoas que visitaram o estado. Em 2007, o número de visitantes é 2.126.290. Se comparado os dois anos, de acordo com a secretaria, houve um aumento de 9, 28%.

O secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, afirmou que os dados divulgados deixam o estado com um dos maiores número de visitantes do país. Pernambuco está na 8ª posição, do acordo com ranking de movimentação de passageiros, embarque e desembarque nacional e internacional.

Sílvio Costa Filho ainda afirmou que o aumento do fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre se deve ao fato do turismo como alternativa para a crise financeira internacional. Ele disse que os turistas estão optando viajar pelo Brasil, em vez de irem para o exterior.

Retirado do: DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Programação do Carnaval do Recife 2009 - Polo Recife Multicultural - Sexta-Feira (20/02/2009)

18h ABERTURA DO CARNAVAL 2009

RUA DA MOEDA: Concentração e Saída de 600 Batuqueiros de 14 Nações de Maracatu sob a regência de Naná Vasconcelos/ Rei e Rainha do Carnaval.

Clarinada com 20 clarins

Bloco Batutas de São José

PALCO

19h 600 BATUQUEIROS DE MARACATU SOB A REGÊNCIA DE NANÁ VASCONCELOS Com a participação:

GRUPO VOZNAGÔ
VITOR ARAÚJO
CAETANO VELOSO
CORAL EDGARD MORAES
E O MAESTRO MARCO CÉSAR

21h ORQUESTRA POPULAR DA
BOMBA DO HEMETÉRIO
COM PARTICIPAÇÃO DE:

CLAUDIONOR GERMANO
MIUCHA

22h30 NAVE DO FREVO (ORTINHO com participação especial de Silvério Pessoa, Lula Queiroga, Fred 04, Fábio Trummer, China, Mônica Feijó, Junio Barreto e Isaar)

Fonte: http://www.carnavaldorecife.com.br/

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Galo da Madrugada: Patrimônio Imaterial de Pernambuco

O maior bloco de carnaval do mundo agora é patrimônio imaterial de Pernambuco.

O Deputado Alberto Feitosa do PR elaborou a proposta e ela foi aprovada na tarde de quarta-feira (18) na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Só dois deputados evangélisco votaram contra o projeto.

Parabéns ao Galo da Madrugada e a todos os seus organizadores, o Enéas gostaria muito de ver essa homenagem.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Em Santa Catarina, vá para a praia de bondinho

Não precisa colocar a cadeira de praia no carro, nem entulhar o bagageiro do ônibus: em Balneário Camboriú (SC), o melhor é ir à praia de bondinho. O teleférico do Parque Unipraias é o caminho mais fácil e agradável para chegar à praia das Laranjeiras, que tem água bem clarinha e bons restaurantes.
Ao todo, são 3,25 quilômetros de cabos, pelos quais se deslocam 47 bondinhos, parando em três estações. O ponto de partida é a estação Barra Sul, que fica na avenida Atlântica, uma das principais da cidade, ao lado da praia Central. O ponto final é a praia de Laranjeiras, uma das mais bonitas dessa região catarinense. O melhor, porém, não está na saída nem na chegada: está na travessia. A todo o tempo o turista "sobrevoa" trechos de Mata Atlântica, com vista para o rio Camboriú e o Atlântico.
O melhor roteiro é embarcar, pela manhã, na estação Barra Sul. Depois disso, é só apreciar a paisagem das encostas com vista para o mar até a estação Mata Atlântica. Lá, as trilhas ecológicas levam a dois mirantes voltados para a praia, e ainda é possível praticar arvorismo. Imperdível é o mirante Camboriú - especialmente em dia ensolarado.
Seguindo com o bondinho, chega-se à praia de Laranjeiras. Um pequeno caminho arborizado leva direto à areia. Hora de curtir um banho e almoçar em restaurantes à beira-mar. Em todas as estações o turista encontra muitas lojas e lanchonetes, mas o melhor mesmo é esperar para gastar nessa última parada. Esbalde-se com o artesanato, as camisetas e todos os tipos de souvenirs locais vendidos perto da praia.

Retirado de: http://turismo.terra.com.br/ por Dayanne Sousa

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Telefones úteis no Chile

Encontrei no site do Sport Club do Recife telefones úteis no Chile, quem estiver viajando para lá ai estão, espero que sirvam:

Emergências Policiais (133) Ligação Gratuita (Carabineiros)

Informações Policiais (139) Ligação Gratuita (Carabineiros)

Informações Sobre Atividades Culturais, Recreativas e Esportivas: 0800 20 30 11 (Municipalidad de Santiago)

Emergências Médicas:

Hospital Clínico Universidad De Chile: 978 8518 / 978 80 00 / 633 20 51

Clínica Alemã: 212 97 00 / 210 11 11

Consulado Geral do Brasil em Santiago do Chile: Tel.Geral: 820-5800

Tel.Cônsul-Geral: 820-5800

Tel.Cônsul-Adjunto: 820-58 02

Tel.Celular de plantão (Urgências): 93 34 51 03

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Guias para passeios a pé por Olinda e Recife são lançados nesta terça

Observar as belezas de Olinda e Recife não é só para turistas. Serão lançados nesta terça-feira (10), às 19h, na Livraria Cultuta, dois livros com roteiros para se fazer a pé pelas cidades. Um dos objetivos é chamar a atenção para as belezas que, muitas vezes, por causa da rotina, escapa aos que passam pelas ruas dos municípios.

Os autores dos livros são amigos que de infância que costumavam andar pelo Recife depois da escola. Anos depois, Plínio Santos Filho tornou-se artista plástico e o outro amigo, Francisco da Cunha, físico. Mesmo com profissões tão distintas, os dois compartilharam o sonho de mostrar a mais pessoas os seus passeios. “Nós vimos que precisávamos colocar as caminhadas no papel para ajudar as pessoas que passam pelas cidades”, afirma Francisco da Cunha.


Para fazer os livros, os amigos fizeram passeios a pé todos os domingos durante dois anos. Além disso, eles pesquisaram sobre os principais monumentos históricos e tiraram mais de 20 mil fotografias, das quais 1 500 foram para os guias. As publicações também trazem detalhes sobre a arquitetura dos prédios de Olinda e Recife e da gastronomia típica das cidades.

Os livros custam R$ 47 cada. Aos mais preguiçosos, o autor Plínio Santos alerta: “Das 8h da manhã até o dia escurecer é possível fazer as quatro rotas de cada um dos livros”. Então, para quem tiver disposição, livro na mão e pé na tábua.

Retirado do: pe360graus.com

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Na Índia, turista pode ser vizinho da família real

Em seus aposentos, você pode escolher entre tirar um cochilo em uma cama na qual caberia uma família inteira ou assistir a um filme em uma TV de plasma de 42 polegadas. Se quiser tomar um banho, tem de caminhar pelo quarto até um banheiro do tamanho de um flat, decorado com mármore e metais cromados. Você pode optar por chuveiro ou banheira e, depois, terá toalhas brancas e felpudas a sua espera.A cena acima poderia se passar em muitos hotéis cinco estrelas do mundo, mas o indiano Umaid Bhawan Palace oferece algo de especial: o vizinho. Construído no alto de um monte para ser moradia da nobreza da cidade de Jodhpur, província do Rajastão (noroeste da Índia), o palácio está dividido em três partes: a área de visitação, o hotel de luxo e a casa da família real.
O pai dessa obra - uma das maiores construções privadas do mundo - é o marajá Umaid Singh, avô do atual príncipe da cidade. Na primeira metade do século 20, quando a Índia ainda pertencia ao Império Britânico, o monarca viajou à Europa em busca de profissionais e inspiração para construir seu palácio. Segundo os indianos, Umaid Singh também tinha como objetivo ajudar os agricultores locais que passavam fome, dando-lhes emprego. De fato, três mil operários trabalharam durante 15 anos na construção, que ficou pronta em 1943.
Com vista para toda a cidade, o Umaid Bhawan Palace é rodeado por dez hectares de luxuosos jardins. O design do edifício é do arquiteto britânico Henry Lanchester, que misturou traços orientais com estilos europeus: enquanto a cúpula principal é renascentista, as torres seguem a tradição rajput. Dentro, painéis do artista polonês Stefan Norblin dividem os ambientes com os móveis de inspiração art déco.
Além dos 347 quartos, o hotel administrado pelo Taj Hotel Group tem piscina coberta e ao ar livre, quadra de tênis e um spa que une técnicas tradicionais indianas a terapias contemporâneas. O palácio também acolhe museu, biblioteca, lojas e dois restaurantes. A diária em quarto duplo custa entre R$1.200 e R$ 6.600.


Retirado de: http://turismo.terra.com.br/

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Evento: I Mesa Redonda do IFPE Copa do Mundo de 2014: Oportunidades e Desafios para Pernambuco

Acontecerá no próximo dia 13 de Fevereiro uma mesa redonda para discussão acerca da copa do mundo de futebol de 2014 a ser disputada no Brasil, o evento será organizado pelo 3º módulo do curso Tecnológico de Gestão em Turismo do IFPE (antigo CEFET-PE) unidade Recife, contando com a supervisão da professora Sônia Amorim.

As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Maiores informações: http://eventoifpecopa2014.blogspot.com/

Evento: A influência da mídia no desenvolvimento da atividade turística de PE

O evento tem como objetivo analisar a influência da mídia no desenvolvimento da atividade turística de Pernambuco. E com as palestras pretende oportunizar aos participantes opiniões e conhecimentos de profissionais da área.

Mais informações e inscrição no site: http://sites.google.com/site/midiaeturismo/

Obs.1: produzido pelos alunos de Gestao de Turismo do Cefet-PE
Obs.2: Tem certificado hora/aula e sorteio de brindes
Obs.3: As palestras são grátis

Visita dos representantes da FIFA no Recife

Os representante da FIFA estiveram hoje na cidade do Recife e sobrevoaram os principais pontos turísticos da cidade e o local onde será construída a Cidade da Copa.

No Aeroporto Internacional Recife/Guararapes Gilberto Freyre o assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol , Rodrigo Paiva, falou que o anúncio das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 pode ser adiantado em 1 dia, para o dia 19 de março de 2009.

Espero muito ancioso esse anúncio que irá alavancar o turismo e várias áreas do Brasil inteiro!!!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Turista é tratado como rei em praias de Aracaju

Os turistas que procuram o Nordeste do país encontram, além das belezas naturais, capricho no atendimento. Quem procura descanso e lazer nas praias de Aracaju, acha felicidade à beira-mar.
Longe do estresse do cotidiano, os turistas querem comodidade. Na barraca de praia, ao alcance da mão, um pequeno botão faz toda a diferença. Acionado na mesa, o painel acende no balcão. O garçom não demora a atender o cliente.
"Você está apreciando essa beleza e só apertar um botãozinho e é bem servido. Não precisa nada melhor", diz a pedagoga Maria do Rosário Nascimento.
A caixa térmica cheia de bebidas fica por perto. Quando o calor incomoda, gotículas de água deixam o cliente "com bastante frescor", brinca uma estudante.
Pela satisfação do cliente vale apostar até no que pode parecer um exagero: um salão de beleza em plena praia. A novidade agradou tanto que os turistas prometem sair daqui mais exigentes.
"Eu me acostumei mal. Agora, quando chegar em outras praias, vou querer também um salão de beleza", avisa a comerciante Mônica Peroto.
“A gente tem até que distribuir senha. No dia de domingo, a concorrência é grande", informa o dono de bar Antônio Brito.
É tanto mimo, que o visitante esquece que está longe de casa. "A gente se sente paparicado, se sente em casa. É o que todo mundo gosta", elogia o empresário Ari Siqueira.


Retirado do G1

Prefeitura fiscaliza transporte de turistas em Maceió


A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió iniciou a fiscalização do serviço de transporte oferecido por táxis e vans aos turistas que chegam à cidade de navio. A chamada Operação Navio Turístico é realizada pela Diretoria de Operações de Trânsito e Transportes e pelo Comando de Guardas de Trânsito.
Como parte da ação, fiscais organizam o serviço de transporte e distribuem panfletos aos turistas informando os preços tabelados dos passeios de táxi e vans para que não haja abuso de valor. Os taxistas e condutores de vans recebem senhas com o destino do passeio e a ordem de chegada, o que, segundo a prefeitura, evita transtornos e facilita o atendimento aos turistas.
Ainda de acordo com a prefeitura, do cais do Porto até a Feirinha da Pajuçara, o valor máximo que pode ser cobrado é de R$ 15. O City Tour (que passa pelo Mirante São Gonçalo, Palácio República dos Palmares, Mercado de Artesanato, Jaraguá, Praia da Avenida e Pontal da Barra) sai por R$ 100.

Retirado do G1

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Guarda do Embaú: vila de pescadores é atração turística em SC

A praia da Guarda do Embaú fica no município de Palhoça, em Santa Catarina. Sua origem, como diversas outras praias da região, é de uma vila de pescadores. No entanto, no verão, a tranqüilidade dá lugar ao agito. No resto do ano, a praia volta a ser uma vila pacata, reduto de surfistas como o modelo Paulo Zulu, proprietário de uma pousada na região.
A beleza da Guarda é incontestável e um detalhe chama muito a atenção: para chegar à praia é preciso atravessar o Rio Madre, seja à nado ou à canoa (pela manhã a travessia é mais fácil, pode ser feita caminhando). Outra opção para chegar até a areia é uma caminhada de aproximadamente 10 minutos.
As ondas são ideais para a prática do surfe, por isso, a Guarda é o reduto de muitos jovens surfistas e gente bonita. Já o rio, com sua água calma, é ótimo para passeios de barco e caiaque.
Quem gosta de se aventurar pelas trilhas não pode deixar de conhecer a Cachoeira da Zanela. Com 40 minutos de caminhada, chega-se a queda d'água que possui oito metros de altura. E subindo o morro até a Pedra do Urubu, é possível ver uma bela vista da Guarda do Embaú e da praia vizinha, a Praia da Pinheira.
A pesca ainda é uma atividade econômica importante da região. Outra fonte de renda dos habitantes é o aluguel de casas para turistas, uma boa opção para quem quer passar alguns dias nesse paraíso.

Retirado de: http://turismo.terra.com.br/

sábado, 31 de janeiro de 2009

Hotel de Nova York é eleito o mais sujo dos EUA

Ratos e baratas pelos quartos. Manchas pretas nas paredes. Estes são alguns dos "atrativos" do Hotel Carter, que pela terceira vez nos últimos quatro anos foi eleito o pior hotel dos Estados Unidos pelo site de turismo TripAdvisor. Para conferir de perto o que levou o estabelecimento a ganhar esse título, a jornalista Laura Bly visitou o hotel e publicou uma bem-humorada reportagem no jornal americano USA Today. Segundo a repórter, ao receber a chave de seu quarto - pela qual pagou US$ 128 de diária (cerca de R$ 296) - o recepcionista avisou que ela iria se impressionar. "A maioria das pessoas não fica muito tempo nos quartos", disse o funcionário.
O TripAdvisor é muito procurado por mochileiros e turistas internacionais para compartilhar experiências em hotéis do mundo todo. Nele, é possível registrar suas impressões e, assim, ajudar os aventureiros que estão em busca de destinos desconhecidos. Os depoimentos em primeira pessoa revelam muito mais que as descrições dos serviços e acomodações encontradas nos sites oficiais dos estabelecimentos.
Segundo a descrição do Hotel Carter feita no ranking, os aposentos parecem que não são limpos há 18 anos. "O banheiro me fez querer vomitar", disse um comentarista do site TripAdvisor. "Não olhe debaixo da cama", é um outro alerta, e, aparentemente, os problemas não se restringem aos hábitos de higiene. Segundo a jornalista, em 2007, uma governanta descobriu o corpo de uma mulher envolto por um saco de lixo sob um colchão. Ela teria sido assassinada na noite anterior por um hóspede.
"É necessário planejamento antes da estadia", alerta a repórter. Entre as dicas estão: não usar as peças do enxoval do hotel - a melhor saída é usar toalhas próprias - e pijama não é indicado. "Durma com roupas normais, que serão úteis no caso de uma saída rápida e de emergência", indica Laura Bly.
De acordo com a publicação americana, o telefone não funciona, não há abajur na cabeceira das camas e duas de três fechaduras estão quebradas. "Embora as torneiras despejem uma água marrom, o piso e as paredes em volta do chuveiro parecem limpos. E um toque inesperado: o final do rolo de papel higiênico é dobrado em um caprichado triangulo, à la Hyatt ou Hilton", descreveu a jornalista.
Para os escocês, e turistas de primeira viagem em Nova York, Craig Duncan e Jason Shaw, que pagaram cerca de US$ 570 para uma semana de estadia, o Hotel Carter cumpre suas promessas, na maioria das circunstâncias. De acordo com o que contaram à Laura, eles pediram para mudar de quarto depois de esperarem em vão pela água quente em seus aposentos. E Shaw reconheceu que existem, sim, algumas manchas pelas paredes.
O gerente do estabelecimento, Erwin Lumanglas, defende seu hotel por meio de uma comparação: "Se você ficar em um Marriott e vier para o Carter, claro que vai pensar que está em uma lixeira", afirmou para o USA Today. Ele contou ainda que algumas melhorias, incluindo os novos colchões, estão fazendo a diferença. "Talvez no próximo ano não seremos mais número o um."

Retirado de: http://turismo.terra.com.br/






sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Reciprocidade X Irresponsabilidade: Os Marqueteiros do Turismo Brasileiro

Por João dos Santos Filho


Mais uma vez, parte do trade de turismo coloca em xeque a política de concessão do visto consular praticada pelo Ministério das Relações Exteriores em situação de embate, pois questiona o seu fundamento jurídico e ideológico a ?Reciprocidade?, e propõe a sua revogação. Esqueceram que a sociedade dos homens se transforma ao longo de sua história em ?Estados - Nações?, caracterizando, culturas, economias, povos e territórios diferentes e específicos. Que devem ser respeitados em sua idiossincrasia, sendo assim, a única maneira de procurar manter o equilíbrio de respeito ao outro no campo da hospitalidade mútua entre países é por meio da Reciprocidade?
A reciprocidade é à base do respeito entre diferentes nações que buscam manter um equilíbrio da ?hospitalidade possível?. Fazendo que, com isso as relações de eqüidade se mantenham afastadas formalmente das relações de subordinação e subsunção do poder, por isso a reciprocidade é o instrumento necessário para garantir a pseudo-igualdade.
Esta acalorada discussão se dá no interior do governo, que por sinal vem desenvolvendo uma política exterior consciente de aproximação dos países emergentes, mas não consegue impedir que seu primeiro escalão tenha propostas antagônicas no que se refere à necessidade do visto consular. De um lado o Ministério do Turismo, que de forma insistente defende a lógica da flexibilização da lei do visto, alegando que se não houvesse à cobrança da taxa de 100 dólares por turista americano, poderiam pular de 700 mil para 2 milhões de turistas. E de outro a política sensata desenvolvida pelo Ministério das Relações exteriores pela defesa da manutenção do visto segundo o principio da ?Reciprocidade?.
È inacreditável como o Ministério do turismo consegue fazer previsões matemáticas inflacionadas, e afirmar que a escolha do americano em visitar o Brasil é retraída em virtude da cobrança da taxa. Mais uma vez, o Ministério de Turismo e a própria EMBRATUR apostam no critério do achismo. Se não é verdade! Que apresentem as pesquisas e suas respectivas metodologias, bem como a tabulação e as conclusões, que entendemos estarem formuladas em um projeto de pesquisa.
Não podemos voltar ao velho esquema de metas e dados em geral subestimados relativos ao turismo, na qual foi prática que apareceu desde o nascimento da EMBRATUR, ou ficar a mercê dos delírios marqueteiros de programas que, em vez de ajudar a consciência do turismo brasileiro, foram desastrosos segundo próprio depoimento de um de seus presidentes.
Devemos registrar também que, esse embate entre MRE e MT ocorre desde quando a EMBRATUR criou os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) que são unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. E sem concurso público ou princípio parecido nomeou para ocupar os cargos, apadrinhados políticos que acabaram tomando e privatizando um espaço que era antes do MRE.
A irresponsabilidade é tão marcante para aqueles que pedem a não exigência do visto, pois só enxergam o turismo dentro da escala estatística com uma metodologia secreta, que só eles têm acesso. Além do que, insistem em fazer uma análise simplista da política exterior brasileira construindo atritos com o Ministério das Relações Exteriores.
Sabem que outro dia, um professor amigo foi a EMBRATUR para apresentar o projeto de um grande evento nacional, após ter explicado minuciosamente os objetivos e sua importância cultural, pedagógica e artística. O funcionário que estava atendendo fez à seguinte observação: Certo, gostei de sua explicação, mas o que importa é saber, qual é a imagem desse evento para o desenvolvimento do turismo brasileiro.
Enquanto o turismo não for pensado com seriedade teremos os seguintes desastres que vão ocorrendo:

1. A destruição de parte do litoral brasileiro por complexos hoteleiros Resort´s criados sem qualquer padrão de sustentabilidade turística, expulsando ribeirinhos, destruindo a mata nativa e obrigando a população a viver nos manguezais;
2. O nepotismo histórico praticado dentro da EMBRATUR;
3. Depois de mais de um ano de denúncias a EMBRATUR e o Ministério de Turismo denunciam o Guia turístico Rio For Partiers;
4. A falta de uma ?Política Nacional para o Turismo? global, e não parcial. Na verdade a Política Nacional de Turismo esta fragmentada em uma dezena de ações que levam ao um perfeito Bricouleur.
5. Indicações políticas para o preenchimento de cargos da área do turismo que por direito deveriam ser por concurso. Como as diretorias dos EBT´s nos países Portugal, Japão, Inglaterra, Itália, Espanha, Estados Unidos Costa Leste, Estados Unidos Costa Oeste, Alemanha, França.

Enquanto não existir uma Política Nacional de Turismo que contemple de fato o interesse do turismo doméstico e as estruturas Federais responsáveis voltarem suas ações para o povo brasileiro. Estaremos a mercê de sermos sempre preteridos do turismo de nosso próprio país.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

INFRAERO abre cadastro de reserva

Estão abertas vagas para o cadastro de reserva da INFRAERO. Os salários variam entre R$ 1.926,36 e R$ 3.203,53. São disponibilizadas vagas para ensino médio e ensino superior. Para nível superior o cargo é de analista superior - especialista em navegação aérea. Para nível médio os cargos são de profissional de tráfego aéreo, profissional de apoio à navegação aérea, operador de estação aeronáutica, profissional de apoio à navegação aérea, técnico em informações aeronáuticas e profissional de meteorologia.
As provas serão aplicadas pela Fundação Carlos Chagas dia 29 de Março em 9 cidades, são elas: Belém-PA, Brasília-DF, Guarulhos-SP, Iauaretê-AM, Manaus-AM, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ e Salvador-BA.
A taxa de inscrição é de R$ 64,00 para nível médio e R$ 75,00 para nível superior.
Para mais informações consulte o edital disponível em: http://www.concursosfcc.com.br/concursos/infra108/edital_insc_infraero.pdf

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de Fevereiro às 14:30h no site da Fundação: www.concursosfcc.com.br

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Gastos de turistas brasileiros no exterior despencam com dólar alto

A subida do dólar tem desestimulado as viagens de turistas brasileiros no exterior, cujos gastos têm apresentado queda desde a piora da crise financeira internacional, em meados de setembro, segundo revelam números divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (24).

De acordo com a instituição, em outubro, os gastos de turistas brasileiros no exterior somaram US$ 774 milhões contra US$ 1,12 bilhão em setembro. Nesta comparação, a queda foi de 31,2%. Contra outubro do ano passado, quando foram contabilizados US$ 915 milhões em despesas, o recuo foi de 15,5%.

Segundo o BC, esta é a primeira vez que os gastos recuam na comparação com o mesmo mês do ano anterior, desde 2004. Também é o primeiro mês no qual essas despesas ficam abaixo de US$ 1 bilhão desde maio deste ano. Os números de outubro são os mais baixos desde março de 2008 (US$ 751 milhões).

Em novembro, dados parciais do BC indicam manutenção desta tendência de queda. Na parcial até esta segunda-feira (24), os gastos de turistas brasileiros no exterior somaram US$ 435 milhões. Em novembro do ano passado, totalizaram US$ 809 milhões.

Por Alexandro Martello Do G1


Fonte: www.globo.com

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Turismo Sustentável

“Turismo sustentável é aquele ecologicamente suportável em longo prazo, economicamente viável, assim como ética e socialmente eqüitativo para as comunidades locais”. (Organização Mundial do Turismo)

Em termos globais, Turismo é o maior setor econômico no que se refere ao faturamento e número de pessoas empregadas. Hoje, um em cada dez postos de trabalho surge a partir do turismo. Os números relacionados a esta indústria são extraordinários e tem crescido ano após ano devido à globalização, estabilidade e crescimento econômico mundial. Além da grande movimentação de pessoas e de divisas entre os paises, o setor movimenta outros 50 setores em sua cadeia produtiva.

Este cenário nos mostra que, ao mesmo tempo em que o turismo pode ser um importante instrumento transformador de economias e sociedades, promovendo a inclusão social, oportunidades de emprego, novos investimentos, receitas e empreendedorismo, se mal administrado e planejado, pode gerar impactos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis para o planeta.

A educação e conscientização do turista sobre estes impactos, somadas a implementação de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis com a adoção de um código de conduta ética nos destinos turísticos, são ações imprescindíveis para que o turismo possa ter um desenvolvimento sustentável de longo prazo.


**O que é preciso para o desenvolvimento sustentável do turismo**

* Utilizar da melhor forma os recursos ambientais do destino;
* Respeitar a autenticidade sociocultural da comunidade local;
* Assegurar a viabilidade econômica de uma operação de longo prazo, proporcionando benefícios socioeconômicos igualmente distribuídos a todos os stakeholders do destino;
* Promover a participação consciente de todos os stakeholders relevantes ao processo, assim como uma forte liderança política;
* Manter o alto nível de satisfação do turista assegurando uma experiência significativa, elevando a conscientização sobre a sustentabilidade e promovendo praticas sustentáveis entre os turistas;
* Turismo sustentável é um processo contínuo e requer monitoramento constante dos impactos no destino.

O destino turístico que assume esta prática obtém:

* Melhor utilização dos recursos naturais e culturais;
* Melhora da qualidade de vida da população;
* Justa e auto sustentada base comercial/econômica com foco no visitante;
* Saudável parceria entre governo, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade

Retirado de: http://www.sustentabilidade.org.br/

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Brasileiro que vai à Inglaterra deve se vacinar

O Ministério da Saúde divulgou orientação para que as pessoas que forem viajar à Inglaterra e ao País de Gales tomem vacina contra sarampo caso ainda não tenham sido imunizadas contra a doença.
De acordo com a nota técnica redigida pela pasta, já foram confirmados na região 1.217 casos de janeiro a novembro de 2008, o maior número dos últimos 13 anos.
Segundo o governo, entre 2001 e 2006, foram registrados 67 casos de sarampo no Brasil, dos quais quatro foram importados da Ásia e da Europa e os outros 63 estavam relacionados a esses registros.
Quem tomou as vacinas dupla viral (sarampo e rubéola) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) já está imunizado.

Fonte: Folha de S.Paulo

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Dicas para fazer um luxuoso cruzeiro

As praias deixaram de ser a única saída para quem tem o sol e o mar como pré-requisitos obrigatórios para uma boa viagem. A cada ano, crescem as opções de navios que percorrem a costa brasileira.
Além de poder conhecer diversas praias de uma única vez, a vantagem de se fazer um cruzeiro é poder desfrutar de boa infraestrutura com serviços de qualidade.
É um passeio para toda a família, porque há atividades recreativas para crianças, jovens, adultos e idosos praticamente 24 horas por dia. Se você gosta de dias cheios quando viaja, certamente se identificará com cruzeiros, uma vez que a equipe de recreação promove jogos, aulas de dança e brincadeiras também à beira da piscina.
Mas, se faz o tipo mais recluso, você poderá ir a um dos bares e cafés, ambientes ideais para ler um bom livro ou jogar baralho entre amigos. Shows de dança ou música agitam os visitantes à noite no teatro.
Prepare-se porque a temporada 2008/2009 contará com a passagem de 15 navios pelo Brasil.

Costa Cruzeiros

A operadora trará o Costa Mágica, o Costa Mediterranea e o Costa Romântica. Os roteiros são dividos entre o litoral do Brasil, a Bacia do Prata (Argentina e Uruguai) e um terceiro que vai até a Terra do Fogo.

No litoral do País há opções de minicruzeiros, de quatro ou três noites entre Santos-Ilhabela-Rio; cruzeiros de seis, sete ou nove noites rumo ao Nordeste, além dos cruzeiros temáticos, como Dançando a Bordo, Prata Gourmet, Bem-Estar, Prata All'Italiana, Tango & Milonga ou Fitness.

A Bacia do Prata pode ser percorrida em até 11 noites passando por Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Leste. O mais extenso dos percursos é o da Terra do Fogo, com duração de 22 noites.

Outra opção da Costa Cruzeiros é a travessia Brasil-Itália, feita em 18 dias.

CVC

A CVC é a responsável por trazer a maior frota de navios este ano ao Brasil. Contornarão a costa brasileira o Imperatriz dos Mares, o Soberano dos Mares, o Celebration, o Mistral, o Zenith e o Pacific.

A grande vantagem de navegar pela CVC é o sistema all inclusive, no qual o consumo de refeições, de bebidas alcoólicas e não alcoólicas é ilimitado.

Basta escolher o roteiro que mais lhe agrada, já que os navios operados pela CVC passam pelo Rio de Janeiro, Búzios, Ilhéus, Recife, Salvador, Maceió, Fernando de Noronha, Buenos Aires e Punta Del Leste.

Island Cruises

O navio Island Escape oferece restaurantes, cassino, teatro, boate, lojas, spa, piscina e academia, entre outras atrações. A diversão estará garantida durante todo o percurso da viagem que pode compreender as cidades de Florianópolis, Porto Belo, Búzios, Ilhabela e Ilha Grande.

MSC Cruzeiros

Na temporada 2008/2009 a operadora italiana trará quatro navios à América do Sul. A novidade é o MSC Musica, o mais novo da frota que foi construído em 2006.

O MSC Musica se dirigirá a Salvador, Argentina e Uruguai. Já o MSC Sinfonia terá partida do Rio de Janeiro, enquanto o MSC Opera sairá de Santos. O MSC Armonia, por sua vez, fará a rota sul com cruzeiros partindo de Buenos Aires.

Royal Caribbean

O Splendour of the Seas será o representante da Royal Caribbean na costa brasileira no próximo verão. Ele chama a tenção pelas suas paredes de vidro retrátil que permitem apreciar o mar de diversos pontos do navio.

Ele pode ser a opção caso queira visitar Búzios, Ilhabela, Cabo Frio, Parati, Buenos Aires e Punta Del Leste.

Serviço:

Costa Cruzeiros
Site: www.costacruzeiros.com

CVC
Site: www.cvc.com.br

Mundo Viagens
Site: http://www.mundoviagens.com.br




Fonte: http://turismo.terra.com.br/

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Saiba como tirar passaporte

da Folha Online

O processo de solicitação de passaporte inicia com o acesso ao site do Departamento de Polícia Federal www.dpf.gov.br. No site, clique no link "Informações gerais e requerimento de passaporte" e em seguida selecione a localidade onde deseja requerer o passaporte. Existem dois modelos do documento, o passaporte comum padrão ICAO, cor azul e o passaporte modelo antigo padrão não-ICAO, cor verde. Verifique o seu modelo de passaporte no site.

Leia as informações e clique em "emissão do passaporte". Preencha o formulário com seus dados e ao final digite o código de segurança e clique em confirmar. Serão exibidos três botões, inicialmente clique em "gerar protocolo", depois "gerar GRU" (guia para pagamento da taxa) e finalmente em "fechar". Caso haja dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue para 0800-9782336 ou entre em contato pelo e-mail cau.cti@dpf.gov.br. Outros esclarecimentos aqui.

Após a inclusão dos dados será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU). O boleto deve ser pago, respeitando sua data de vencimento. A taxa de concessão de passaporte comum ICAO, cor azul, é de R$ 156.07, já a concessão de novo passaporte sem a apresentação do anterior (válido ou não) custa R$ 312,14. Nas unidades que emitem o passaporte antigo (cor verde) a taxa é de R$ 89,71, e R$ 179,42, para pedir a renovação ou outro passaporte sem a apresentação do documento antigo.

Por fim, compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (veja abaixo), GRU paga e protocolo da solicitação. Em algumas unidades do DPF é necessário fazer o agendamento prévio. Verifique no site se é preciso agendar o atendimento no posto escolhido.

DOCUMENTOS

O interessado em obter o passaporte comum deve ser brasileiro nato ou naturalizado. Para realizar o pedido é preciso comparecer em quaisquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento do Departamento de Polícia Federal e apresentar em original os seguintes documentos:

Carteira de Identidade Civil (RG) e Certidão de Casamento com a devida averbação, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio;
Carteira de Identidade Civil (RG) ou Certidão de Nascimento para os menores de 12 anos;
Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral;
Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;
Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
Comprovante de pagamento da taxa em reais, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser preenchida pela internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existente na própria guia;
Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro;
O brasileiro que tiver seu passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação), não está impedido de requerer um novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento.
Conforme legislação, outros documentos poderão ser exigidos.

Outras informações

É obrigatória a presença do requerente na unidade do DPF, inclusive menor de 18 anos. As coletas de digitais, assinatura e fotografia serão realizadas nas dependências da Polícia Federal, por meios eletrônicos. Nas unidades que ainda emitem o passaporte do modelo antigo é preciso, além dos documentos, levar duas fotografias 5x7, com data.

O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados. O prazo de entrega é de no máximo seis dias úteis.

A validade do passaporte é de até cinco anos. Expirado o prazo de validade deverá ser solicitado um novo documento.

Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados.

Novo passaporte

O novo passaporte comum padrão ICAO, cor azul, foi implantado em algumas cidades brasileiras. As demais unidades do DPF continuam expedindo o passaporte modelo antigo (padrão não-ICAO, cor verde). O titular do passaporte comum padrão não-ICAO, cor verde, poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento indicada na caderneta.

Visto

A Policia Federal trata apenas de assuntos pertinentes ao passaporte comum brasileiro. Para renovação do visto, dirija-se à embaixada ou consulado do país que você deseja obter o visto.

Fonte: Site do Departamento de Polícia Federal

Retirado de: www.folha.com.br

Fotos do Mundo - Índia (5)



sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Senador italiano defende boicote turístico ao Brasil

O vice-presidente da Comissão das Relações Exteriores do Senado da Itália, Sergio Divina, defendeu o boicote turístico ao Brasil, em repúdio à decisão do governo brasileiro de conceder o status de refugiado político ao italiano Cesare Battisti, condenado por terrorismo no país. As informações são da agência de notícias Ansa.
"Quando forem fazer uma viagem ao exterior, não levem em consideração o Brasil, país que nós italianos demos tanto, e tivemos como resposta esse afronto", afirmou Divina, pedindo aos italianos para "pensarem nos protestos feito por pessoas honestas".
Divina, que é senador pela Liga Norte (partido conservador que integra a coalizão governista), enfatizou que "proteger um homicida que já foi condenado, tornando-o perseguido político, não só ofende a Itália, mas toda a história do país, baseada em princípios sólidos de liberdade, filhos da luta de libertação e de 60 anos de democracia, coisa que o Brasil sonha".
Na última terça-feira, o ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, concedeu o refúgio político a Cesare Battisti, 54 anos, ex-ativista de extrema-esquerda e condenado em 1993 na Itália à prisão perpétua por quatro assassinatos que teriam sido cometidos na década de 70 quando militava no Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), grupo ligado às Brigadas Vermelhas.
A decisão garante que Battisti deixe a prisão de Papuda, em Brasília, e nega, conseqüentemente, o pedido de extradição italiano. Genro afirmou que sua decisão foi baseada na "existência fundada de um temor de perseguição" contra Battisti, que alega inocência.
A situação gerou certa tensão entre as duas nações e levou a Itália a emitir um pedido oficial de reconsideração ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Retirado de: www.terra.com.br

Ex-zagueiro Oscar quer ver seu hotel na rota da Copa do Mundo de 2014


O Oscar Inn, hotel do ex-zagueiro da seleção brasileira Oscar Bernardi, já virou local da pré-temporada de alguns times do país e até do mundo. Tal status encorajou o agora empresário a lutar para que o seu estabelecimento vire centro de treinamento dos países na Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.
Oscar aposta em dois trunfos para conseguir realizar este desejo: a proximidade de Águas de Lindóia da capital São Paulo (aproximadamente 2h30 de carro) e a presença de comunidades japonesas e italianas na região. "Além disso, nós temos uma ótima estrutura aqui", gabou-se.
O hotel existe há cinco anos, e já hospedou clubes como o Cruzeiro, o Atlético-PR e o São Paulo, e aguarda a seleção de Trinidad e Tobago nós próximos dias. "Nós também costumamos receber estagiários do exterior para fazer intercâmbio", contou.
O próprio técnico do Fluminense, René Simões, já freqüentou o hotel com outra equipe, relembra Oscar. "Ele trouxe a seleção do Catar para treinar aqui conosco".
Nesta temporada, o Oscar Inn recebeu simultaneamente o Fluminense e o São Caetano, mas o proprietário do hotel conta que o Avaí quase fez a sua pré-temporada no local também. "O hotel estava lotado de hóspedes, e eles não quiseram ficar no alojamento dos fundos, por isso não deu certo".

Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2009/01/16/ult59u184137.jhtm

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Pernambuco na Copa do Mundo

Projeto do Estado de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Um mega projeto onde será construído um bairro inteiro!!!

confiram!!!

Pernambuco na Copa do Mundo
View SlideShare presentation or Upload your own.

Fotos do Mundo - Muralha da China (4)




Verão 2009 - Campos é opção para refrescar os dias quentes

Com a presença marcante do calor no verão, naturalmente o nosso instinto nos leva a procurar locais mais arborizados, ou ao menos, que estejam devidamente equipados com ar condicionado.
Agora imagine uma cidade onde, mesmo com o sol forte da estação, a temperatura raramente ultrapassa os 30 graus centígrados? E que ainda assim, ao abrigo de uma sombra, esta temperatura fica pouco acima dos 20 graus?
Esta cidade é Campos do Jordão. Na magnitude de seus 1.700 metros acima do mar, e a duas horas da Capital Paulista, a estância encanta com suas ruas arborizadas e vegetação abundante.
Com o reconhecido charme e o privilégio das paisagens montanhosas, a cidade conserva sua espontânea naturalidade durante o verão. No mesmo período em que a maioria dos viajantes procuram destinos litorâneos, interditados pela demanda de mais calor.
O ambiente tranqüilo e uma temperatura facilmente equilibrada com um chope à beira da calçada, tornam Campos do Jordão uma opção especial para quem procura harmonia e tranqüilidade, também nas férias de verão.



Foto: Cristiano de Almeida Tomaz
Retirado de: www.netcampos.com

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Vale dos Dinossauros - PB

Vale dos Dinossauros compreende uma área de mais 700 km2, são aproximadamente 30 localidades, as mais importantes em, em que se registra pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos. São pegadas fossilizadas que variam de 5 cm como as de um dinossauro não maior de que um galináceo, até 40 cm de comprimento a exemplo das pegadas de iguanodonte de 4 toneladas, 5 metros de envergadura e 3 metros de altura. A maior parte das trilhas são pertencentes a dinossauros carnívoros.

Retirado de: http://www.portalparaiba.com/

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Maranhão, uma grande descoberta!!!

Localizado entre as regiões Norte e Nordeste, o Maranhão tem o privilégio de possuir, devido a exuberante mistura de aspectos da geografia, a maior diversidade de ecossistemas de todo o País. São 640 quilômetros de extensão de praias tropicais, floresta Amazônica, cerrados, mangues, delta em mar aberto e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas compondo um Estado que está sendo descoberto e apreciado no mundo inteiro.
Essa diversidade está organizada em cinco pólos turísticos, cada um com seus atrativos naturais, culturais e arquitetônicos, muitos ainda por serem descobertos.

Retirado e mais informações em: http://www.turismo.ma.gov.br/pt/

Fotos do Mundo - Machu Pichu (3)





segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Plano Turístico do Museu do Homem do Nordeste

O Pólo Noroeste da Cidade do Recife representa um marco importante na história de Pernambuco que precisa ser valorizado e preservado. Nele encontramos aspectos históricos, artísticos e culturais que podem ser transformados em destinos turísticos, despertando a população para um novo olhar e proporcionando desenvolvimento, auto-estima e inclusão social. Promovendo atividades culturais e o desenvolvimento social.

Os Museus constituem fontes preciosas para a diversificação da oferta turística. O Turismo associado ao Patrimônio Cultural oferece grandes variedades de produtos culturais. Podemos afirmar que a integração do Turismo com os Museus representa um desafio a ser vencido.

Com isso Maria Suassuna, Célia Guimarães e com a colaboração de Marcela do Amaral, foi criado o PLANO TURÍSTICO DO MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE, que possui entre seus projetos :

“Turismo Cultural no Pólo Noroeste”

“Pólo Noroeste abraçando a Comunidade - Museu, Cultura e Turismo"


Dúvidas??

Acessem o nosso orkut: Pólo Noroeste (http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=16578546122108691145)


Retirado do Blog de Marcela: http://marcelaturismope.blogspot.com/

Fotos do Mundo - Lisboa (2)